Lâmpada que funciona com projetor torna possível a visualização em 3D sobre superfícies table-top

1 min de leitura
Imagem de: Lâmpada que funciona com projetor torna possível a visualização em 3D sobre superfícies table-top

Pesquisadores da Universidade Nacional de Taiwan, em Taipei desenvolvem um projeto com lâmpada associada a uma superfície para uma nova experiência em interação 3D. O dispositivo foi apresentado durante uma conferência de computação gráfica e animação na SIGGRAPH 2010 em Los Angeles.

A maioria dos projetos que envolvem uma table-top, que em poucas palavras é uma superfície sensível ao toque, com tecnologia multitouch, eram desenvolvidos para interações em duas dimensões, como a interação do toque, por exemplo. Um display table-top multitouch normalmente projeta o conteúdo por meio de um vidro (a superfície) e é sensível ao toque.

Entretanto, Li-Wei Chan (um dos membros envolvidos) demonstrou uma forma de deixar esse tipo de sistema ainda mais atrativo para os usuários. O projeto apresenta um novo sistema 3D para table-tops combinando um projetor para atuar em conjunto com a superfície com o objetivo de proporcionar maiores informações sobre o conteúdo apresentado.

Lâmpada com projetor para melhorar experiência interativa dos usuários
Fonte: SIGGRAPH

O projetor parece uma lâmpada de mesa comum e foi desenvolvido tendo como base o famoso símbolo da Pixar. Ele é composto de um projetor infravermelho em conjunto com um projetor colorido normal para simultaneamente projetar um conteúdo visível para o usuário por meio de marcadores invisíveis.

Com isso, as câmeras infravermelhas embutidas na lâmpada podem localizar e reconhecer objetos na superfície do table-top e os marcadores refinam os padrões de informação de localização do item desejado para gerar uma posição em três dimensões. Então, esses dados são utilizados para controlar a projeção de uma imagem de alta resolução do objeto em 3D no local correto da table-top.

Por exemplo, se o conteúdo exibido no display da table-top for um mapa, você pode efetuar um zoom em uma área específica para verificar o nome de uma rua ou permitir visualizar determinada construção em outro ângulo apenas posicionando a lâmpada sobre o local desejado.

Formato portátil

Além do formato tradicional de lâmpada de mesa, também há a forma de uma lanterna. Assim, quando combinado com um scanner de alta resolução, poderia ampliar ainda mais as experiências possíveis, como obter maiores detalhes sobre um quadro em um museu, por exemplo.

Os desenvolvedores também criaram um tablet que permite a visualização de uma cena em duas dimensões em 3D. Dessa forma, vários usuários (com seus tablets) poderiam examinar e discutir uma imagem ao mesmo tempo, o que poderia ser útil para discussões de estratégia militar, por exemplo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.