Loreo traz a imagem 3D para câmeras dSLR comuns

2 min de leitura
Imagem de: Loreo traz a imagem 3D para câmeras dSLR comuns

A captura de imagens tridimensionais em fotografia – na maioria dos casos – requer cuidado, planejamento e paciência por parte do fotógrafo ou cinegrafista que busque tal resultado. Cuidados com iluminação, ângulo de captura e posicionamento da câmera são cruciais para a obtenção da profundidade através de imagens estereográficas – aquelas formadas a partir da combinação do ângulo de visão do olho esquerdo com o do olho direito.

Agora a Loreo – empresa baseada em Hong Kong – oferece uma solução mais simples para quem pretende dar os primeiros passos no mundo das imagens 3D. Combinando duas lentes em espaçamento preciso para a obtenção de imagens complementares para estereoscopia, a Loreo 3D Lens in a Cap (livremente traduzido como “lente 3D em uma tampa”) promete resolver alguns dos problemas da captação de fotos tridimensionais.

A Loreo 3D Lens in a Cap em uma câmera SLR CanonO funcionamento da 3D Lens in a Cap é bastante simples: cada uma das lentes componentes forma uma imagem que ocupa metade do sensor da câmera em que o equipamento está instalado. Com isso, as informações de lateralidade necessárias para o efeito de profundidade ficam guardadas lado a lado, comprometendo minimamente a qualidade final da imagem, pelas menores dimensões dos quadros de captação.

A fotografia capturada pela 3D Lens in a Cap já é suficiente – sem qualquer tratamento ou manipulação digital – para a observação em três dimensões. Para isso, entretanto, é necessário um visor semelhante aos óculos utilizados em salas de cinema equipadas com a tecnologia 3D.

A própria Loreo tem disponíveis em seu catálogo alguns modelos de visualizadores estereoscópicos, em especial um adaptado para a visualização de imagens tridimensionais com dimensões entre 10 e 13 polegadas em monitores de 15 a 17”, o Pixi Viewer.

Visor de imagens 3D adaptado para utilização em monitores de até 17

Uma vez que as câmeras dSLR mais recentes apresentam capacidade de filmagem em HD, já existe no YouTube, por exemplo, uma enorme quantidade de filmes testando a Loreo 3D Lens in a Cap para a captura de movimento em três dimensões. Para a visualização desses vídeos, dependendo do tratamento e edição do material, podem ser necessários óculos diferentes  daqueles vendidos pela empresa chinesa, entretanto.

Ainda que fotografar – ou filmar – com um equipamento desse tipo, relativamente improvisado, não seja a melhor solução para aplicações profissionais, uma 3D Lens in a Cap pode oferecer opções até então indisponíveis para os amantes da fotografia.

Ficou interessado? No site da fabricante você pode encomendar a sua 3D Lens in a Cap pela bagatela de 150 dólares (frete e outras taxas podem aumentar um pouco este valor), e especificar a câmera em que você pretende utilizar o acessório.

Imagens de amostra da captura com a Loreo 3D Lens in a Cap

Além das câmeras mais conhecidas – Canon e Nikon principalmente –, é possível conseguir uma lente estereoscópica para equipamentos APS-C de marcas como Pentax, Sony, Minolta e câmeras de formato micro-4/3.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.