Firefox: como ver imagens e vídeos em uma interface 3D

3 min de leitura
Imagem de: Firefox: como ver imagens e vídeos em uma interface 3D

Não dá para negar o quanto o “3D” vem influenciando o mundo tecnológico desde meados do ano passado. Além do cinema, vários outros segmentos começaram a ser tocados pelos efeitos tridimensionais. São imagens, pinturas e até mesmo jogos que garantem maior interação por parte dos jogadores.

Essa “tridimensionalização” também atingiu os computadores. Por enquanto são apenas algumas placas de vídeo e monitores preparados especialmente para projetar as imagens. Mas a cada dia, mais usuários demonstram o quanto gostariam de comandar suas máquinas fugindo dos padrões bidimensionais aos quais estão habituados.

Ainda não é possível ter toda a dinâmica do computador em três dimensões, mas pelo menos o Mozilla Firefox já pode ser utilizado de tal maneira. E para isso é necessário utilizar apenas uma extensão do navegador.

Pré-requisitos

O primeiro programa que você deve ter em seu computador é o navegador Mozilla Firefox. Clique no botão abaixo para baixar e instalar o programa em seu computador:

Mozilla Firefox

Após instalar o Firefox, é necessário instalar a extensão que permite a visualização multimídia em 3D. Trata-se do Cooliris, que pode ser baixado pelo botão abaixo:

Mozilla Firefox

Primeiros passos

Instalando o complemento

Ao clicar para baixar o Cooliris, você é direcionado para uma nova janela com um aviso de bloqueio de extensão. Permita o acesso do complemento ao Firefox clicando sobre o botão “Permitir”, então reinicie o navegador.

Permitindo o acesso da extensão

Ativando o Cooliris

Haverá um ícone localizado ao lado da barra de buscas do Google. Clique sobre ele para começar a desfrutar dos recursos do Cooliris. Direcionado para uma nova página, é facilmente percebido um verdadeiro muro composto por páginas diversas que, na verdade, são links.

Ativando o Cooliris

À esquerda da interface da página há uma barra com todos os atalhos do Cooliris. A partir deles é possível acessar diversos canais de informações selecionados pelos desenvolvedores do sistema, além também de visualizar os arquivos de mídia que você possui em seu próprio computador.

Os canais

Em “Featured” estão as principais informações selecionadas pela equipe da extensão. “Favorites” permite o armazenamento dos links prediletos de cada usuário, que também pode acessar os arquivos próprios pelo botão “Your Computer”. Os outros canais são destinados à agregação de links específicos para os temas referidos.

Canais e pastas do sistema

Buscando pelo Cooliris

Se você estava achando que o Cooliris permitiria apenas o acesso a informações que a equipe de desenvolvimento seleciona, enganou-se completamente. Na parte superior central da interface existe uma barra de busca com várias opções de motor. Pode ser usado o Google Images, Bing, Flick, Picasa, YouTube e também os filtros de busca dos canais.

Várias opções de busca

É aqui que as três dimensões entram em cena. Digite na barra de buscas o que deseja encontrar e aguarde enquanto o sistema realiza as pesquisas para você. Ao final do processo você vê um mural com várias imagens relacionadas ao termo pesquisado. Arraste a página para a esquerda para acessar mais resultados.

Tudo em três dimensões

Utilize o scroll do mouse para aproximar ou distanciar os resultados. Lembre-se de que, quanto mais longe estiver, maior o número de resultados mostrados em uma mesma tela. Também é possível arrastar a tela e navegar pelos links sem problemas, como se você estivesse dentro da página (o mesmo processo pode ser realizado com a barra de rolagem).

Barra de rolagem

Ao clicar sobre algum resultado você é levado até a pré-visualização da imagem. No canto inferior direito do frame aberto existem três pequenos ícones. O primeiro (um envelope) permite o envio daquela página para algum amigo, o segundo (uma estrela) permite a adição da página aos favoritos e o terceiro (caixa e seta) leva o usuário à página efetiva.

Ícones do Cooliris

Funciona com vídeos?

Como você deve ter visto, nas opções de busca também há o YouTube. Realizando alguma busca com ele, você terá várias miniaturas de vídeos relacionados ao termo buscado. Clique sobre eles da mesma maneira que fez com as imagens, a diferença é que os vídeos são carregados na própria página.

Ao carregar um vídeo, os outros elementos da página são escurecidos para facilitar a visualização. Os ícones para compartilhar, marcar como favorito e abrir a página de referência também estão presentes na opção de vídeos.

Vídeos direto na interface

Raposa tridimensional

Após ter realizado a transformação do seu Firefox em um navegador 3D, acha que deu mais um passo em direção ao futuro? Será que em breve todo o computador será comandado quase internamente? Conte o que achou das dicas dadas pelo Portal Baixaki para deixar o seu navegador 3D.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.