E-commerce do futuro: escolha os produtos através de imagens em 3D

1 min de leitura
Imagem de: E-commerce do futuro: escolha os produtos através de imagens em 3D

Pesquisadoras querem tornar sites de compra mais amigáveis (Fonte da imagem: Reprodução/DigitalInfoTV)

Uma equipe de pesquisadoras da Universidade Feminina de Ochanomizu (OWU), no Japão, desenvolveu um projeto que utiliza um espelho cilíndrico e um tablet para criar ilusões de ótica em três dimensões, baseados em imagens em 2D.

Denominada “Anamorphicons”, a técnica é baseada em outro método de ilusão denominado Anamorfose. Nesse processo, uma imagem deformada só é vista de forma correta por um determinado ângulo. As pesquisadoras japonesas perceberam que essa técnica poderia ser usada para projetar dados 2D em um objeto 3D.

Na Anamorfose, o espelho permanece fixo e o observador se move em torno dele. Mas o projeto da Universidade Japonesa funciona de forma contrária, pois utiliza a sensibilidade touchscreen do tablet para girar o espelho cilíndrico e mudar a visão do objeto através dele.

Ao todo são usadas até 70 imagens distorcidas para criar o efeito 3D, calculadas através de um software de conversão de coordenadas polares.

Para funcionar, o espelho cilíndrico usa duas canetas touchscreen que entram em contato com o visor do tablet. Um aplicativo calcula as coordenadas da caneta e também o ângulo do espelho cilíndrico. Cada posição corresponde a uma das setenta imagens, que são exibidas conforme se gira o cilindro.

Segundo Chihiro Suga, uma das pesquisadoras do projeto, o sistema poderá ser usado por sites de comércio eletrônico para torná-los mais amigáveis, ao permitir que os usuários possam manipular imagens 3D de forma tangível.

Confira no vídeo abaixo como o projeto funciona:

Com informações do site DigInfoTV.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.