Aparelho permite usar o dedo para interagir com imagens 3D

1 min de leitura
Imagem de: Aparelho permite usar o dedo para interagir com imagens 3D

Desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Keio, no Japão, o RePro 3D é um sistema que permite usar os dedos para interagir com personagens 3D projetados em ambientes reais. O usuário também pode utilizar elementos disponíveis no cenário para mover os personagens e realizar uma série de ações diferentes.

A tecnologia é resultado da combinação de três elementos: uma interface tátil, um ambiente com ferramentas controladas de forma mecânica e um sistema de imagens em 3D que dispensa o uso de óculos. Para que fosse possível mostrar imagens a partir de ângulos diferentes, o time responsável pela invenção usou materiais retrorreflexivos com características especiais.

Uma câmera infravermelha é responsável por reconhecer os movimentos feitos pelo usuário, acionando respostas táteis em seus dedos e gerando uma reação por parte do personagem exibido. Após tocar no modelo 3D apresentado na tela, ele se move automaticamente para a posição desejada. Além disso, elementos do ambiente, como plataformas, podem ser usados para se obter resultados variados.

Os responsáveis pelo projeto esperam desenvolver a tecnologia a ponto de ser possível construir um aparelho que permita a interação simultânea de diversas pessoas. O objetivo é o de que os usuários possam controlar de maneira realista os mesmos personagens, observando-os corretamente a partir de praticamente qualquer ângulo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.