Microsoft suspende venda digital do Windows 8.1 no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft suspende venda digital do Windows 8.1 no Brasil

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

A notícia de que alguns bancos podem não aceitar mais pagamentos em real feitos em lojas do exterior atingiu também as vendas do Windows 8.1 no Brasil. A nova versão do sistema operacional da Microsoft começa a ser comercializada hoje (17), mas a empresa foi obrigada a cancelar o comércio digital do produto por conta desse obstáculo nos pagamentos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Isso acontece porque, embora a atualização seja realizada no Brasil e em português, a empresa que processa os pagamentos é internacional, enquadrando-se nas novas regras dos bancos. O produto está sendo tirado da loja virtual e é provável que as transações já efetuadas sejam canceladas.

“Em virtude da mudança da regra que determina como transações internacionais são processadas no site da Microsoft e em outros sites operados por empresas internacionais, realizados por alguns bancos, a versão online do Windows 8.1 via download no site da Microsoft não estará disponível no dia 17 de outubro”, disse a empresa em comunicado oficial. A mensagem é bem parecida com a que pode ser visualizada no site de suporte do Xbox no Brasil.

E agora, o que eu faço?

Por enquanto, a Microsoft garante que está trabalhando para resolver a situação, mas não indica um prazo para o início das vendas da cópia digital do sistema operacional. A empresa pode optar por suspender a venda nacional e cobrar pelo produto direto em dólar, mas a compra só seria possível para quem é dono de um cartão internacional, além do preço correr o risco de aumentar na hora do pagamento da tarifa.

Mas restam ainda duas opções que estão funcionando normalmente para o consumidor: o Windows 8.1 pode ser atualizado de forma gratuita por quem já usa o Windows 8 ou comprado na versão física em lojas do varejo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.