Novo Windows Blue vaza na internet: confira vídeo, imagens e novidades

2 min de leitura
Imagem de: Novo Windows Blue vaza na internet: confira vídeo, imagens e novidades

Tela inicial ganha novas opções de personalização. (Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

O Windows 8 está no mercado há apenas seis meses, mas a Microsoft já esta trabalhando a todo vapor produzindo seu sucessor (ou apenas uma atualização da versão atual). Prova disso é o arquivo vazado que está circulando na internet e que revela uma série de funcionalidades que devem melhorar a experiência do usuário do sistema operacional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O arquivo intitulado Windows Blue Build 9364 foi disponibilizado em um ISO de 2,63 GB (versão de 32-bits) e está sendo chamado Windows Blue Milestone 1. A existência do arquivo é uma prova do rumor que circulou no mês passado, indicando que a Microsoft lançará um preview público do Blue em breve. De acordo com as informações, o arquivo vazou de uma parceira da Microsoft na França.

Novidades

Entre as mudanças que podem ser vistas no build, estão uma maior personalização das Live Tiles, (que poderão ocupar espaços maiores ou menores) e uma versão atualizada da visualização de aplicativos lado a lado (que deve aumentar a eficiência multitarefa).

Outro detalhe que chama a atenção é uma profunda integração com o SkyDrive, que ganhou uma opção dentro do menu de configurações. As opções mostram que agora poderemos copiar fotos e vídeos automaticamente para o serviço na nuvem, além de fazer backups do PC.

O Internet Explorer 11 também deu as caras no build. No vídeo publicado pelo site de notícias WindowsMania, não pudemos notar muita diferença com relação à versão 10, mas é claro que a Microsoft prepara novidades para não deixar o browser defasado em relação ao Chrome e ao Firefox.

No build também estão presentes novos aplicativos básicos do Windows, como a calculadora, um aplicativo de alarme e um gravador de som, todos eles feitos para a nova interface. A tela inicial também recebeu um update e ganhou novas opções de customização.

Internet Explorer 11: sem grandes melhorias aparentes (ainda). (Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

O que é o Windows Blue?

O Windows Blue deve marcar uma nova fase para a Microsoft. Em vez de lançamentos espaçados do sistema operacional, a empresa liberaria atualizações anuais do SO, da mesma forma que ocorre com o iOS, OSX e o Android, por exemplo.

A intenção da Microsoft é tornar o Windows mais competitivo com as plataformas rivais da Apple e da Google. As atualizações seriam oferecidas por um valor mais baixo do que o modelo atual, até porque seriam disponibilizadas com maior frequência.

Com a mudança de filosofia, a empresa deve unir o ciclo de atualizações do Windows Phone, Windows 8, Windows Sevices e Windows RT.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.