Android: como fazer o flash avisar em caso de mensagens ou ligações

2 min de leitura
Imagem de: Android: como fazer o flash avisar em caso de mensagens ou ligações

Quem já não se deparou com a desagradável situação de perder uma ligação importante ou não ver uma mensagem/notificação antes que fosse tarde demais para respondê-la? Isso frequentemente acontece quando deixamos o nosso celular no silencioso ou em um toque muito baixo, mas também pode ocorrer mesmo quando ele está programado para “gritar” pela atenção de seu dono.

Para contornar essa situação, há uma forma de fazer com que o flash de seu smartphone ajude a chamar sua atenção quando alguém estiver ligando ou se uma mensagem chegar ao celular. Essa funcionalidade prática pode não “salvar a sua vida” em algumas ocasiões, mas deve ajudar se você vive deixando de atender seu aparelho quando ele está chamando.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O flash que pode "salvar a sua vida".

Passo 1: verifique se seu aparelho já possui essa funcionalidade

Apesar de parecer uma solução “milagrosa” para aqueles que vivem perdendo ligações, esse recurso já existe há algum tempo em vários modelos de smartphones. Em aparelhos da Samsung, por exemplo, dentro de “Acessibilidade” no menu de configurações, há a opção “Notificação por flash” que trabalha exatamente com esse recurso.

Independente de qual seja o modelo e marca de seu dispositivo, vale a pena conferir se ele não possui essa funcionalidade já carregada no menu de configurações. Uma dica é procurar exatamente pelo botão “Acessibilidade” e explorar entre as opções disponíveis à procura de algo semelhante ao que temos em aparelhos da sul-coreana.

Verifique se o seu aparelho já possui essa funcionalidade.

Passo 2: usando o Call Flash

Aqueles que já verificaram e concluíram que não possuem essa funcionalidade integrada em seus aparelhos, podem recorrer a um aplicativo que consegue fazer com que seu o dispositivo tenha essa capacidade. O Call Flash: Alert on Call/SMS/IM vai ajudá-lo a nunca mais perder uma ligação ou não responder uma mensagem a tempo.

O seu funcionamento é muito fácil de entender: depois de instalado, ao iniciar o aplicativo pela primeira vez, você será convidado a “ensinar” como o Call Flash vai usar o flash do aparelho. Teste cada uma das opções do menu suspenso até encontrar uma que ative o LED corretamente.

Inteface do Call Flash.

A próxima tela permite ativar ou desativar o flash para as ligações e notificações de mensagens no aparelho. Além disso, também é possível alterar a frequência com a qual a luz vai piscar durante essas ações. Para aqueles que querem ter ainda mais controle do aplicativo, também dá para ativar um modo soneca para determinado horário e permitir que o flash não funcione quando a bateria estiver quase acabando.

.....

Pronto! Agora você tem mais um aliado na hora de tentar não perder uma só ligação ou mensagem recebida no aparelho. Mas lembre-se de deixar o seu smartphone com a tela virada para baixo (e o flash para cima). Caso contrário, nem mesmo essa luz vai conseguir salvar você de não atender a chamada da “patroa”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.