Powerwall: conheça as baterias da Tesla para uso doméstico e empresarial

2 min de leitura
Imagem de: Powerwall: conheça as baterias da Tesla para uso doméstico e empresarial

Na noite da última quinta-feira (30), Elon Musk, fundador da Tesla Motors, cumpriu uma promessa feita há algumas semanas e surpreendeu o mundo. O figurão, atual presidente da fabricante de carros elétricos, anunciou a entrada da empresa no mercado de energia, revelando baterias de baixo custo para uso doméstico e empresarial.

Batizadas de Powerwall, esses componentes são a “peça que faltava” na transição para um mundo mais sustentável energeticamente – segundo próprio Musk. Desenvolvidas para serem usadas nas paredes, essas baterias são discretas e apresentam um design bastante moderno. Elas são capazes de armazenar até 10 kWh de energia gerada a partir de painéis solares ou turbinas eólicas, e poderiam ser utilizadas durante apagões ou em horários de pico, período em que o custo da eletricidade é mais alto.

Powerwall

Baterias de íon-lítio

Segundo Elon Musk, a chegada da Powerwall representa “uma transformação fundamental em como a energia é distribuída pelo planeta”. Criadas a partir de compostos de íon-lítio, essas baterias vão custar a partir de US$ 3,5 mil (aproximadamente R$ 10,5 mil em conversão direta na cotação atual).

O menor modelo apresenta dimensões de 130 cm de altura por 68 cm de largura, tamanho ideal para ocupar um espaço na garagem ou em uma parede externa. Até oito baterias podem ser empilhadas em uma casa.

Elon Musk apresentando o Powerpack.

Powerpack para empresas

Musk também anunciou o lançamento da Powerpack, uma bateria de 100 kWh destinada para empresas e grandes armazéns. Segundo o presidente da Tesla Motoros, esses componentes são ideais para o gerenciamento da energia solar e eólica das companhias e também podem ajudar a economizar durante o horário de pico.

Inicialmente, essas baterias serão fabricadas em uma fábrica da Tesla localizada na Califórnia, mas a produção vai ser transferida para uma instalação maior em Nevada, a partir de 2017. O objetivo, segundo Musk, é usar a produção em larga escala para diminuir os custos de comercialização.

Powerwall.

Salvando o planeta

Elon Musk costuma criar frases de impacto e dizer coisas que realmente surpreendem o público. Durante o anúncio das suas baterias, o presidente da Tesla garantiu que cerca de dois bilhões de powerpacks poderia armazenar energia suficiente para atender toda a demanda do planeta.

“Pode parecer um número maluco, mas isso está dentro das condições da humanidade fazer”, disse. A Tesla Motors já iniciou as vendas dessas baterias e as primeiras unidades devem ser entregues já em agosto. Será que essa ideia tem futuro?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.