Um vídeo de quase 20 minutos de duração com um tutorial completo de como se construir em casa uma réplica funcional e controlável do androide BB-8 por menos de US$ 100 (cerca de R$ 410) foi publicado no canal Tech Builder do YouTube. Apesar da informação ser bastante interessante, o que mais impressiona é o criador dessa façanha e mantenedor desse canal: um garoto filipino de 17 anos chamado Angelo Casimiro.

Se você já assistiu ao novo episódio da saga Star Wars no cinema, "O Despertar da Força", deve ter se apaixonado pelo simpático robozinho BB-8. Com o formato de uma bola, ele possui movimentos ágeis e consegue se locomover por aí girando sobre praticamente qualquer superfície. Pouco antes do lançamento do filme, réplicas oficiais do robô foram colocadas à venda e desapareceram das prateleiras das lojas de brinquedo em dias, mesmo com valores salgados.

Salvador da pátria!

Pois o garoto Angelo Casimiro resolver solucionar o problema ensinando a criarmos um BB-8 utilizando materiais que encontramos em casa ou facilmente em lojas de ferramentas e eletrônicos. Todo o controle do robô é feito através de uma placa Arduino Uno, de código aberto, e do aplicativo Arduino para smartphones.

Além disso, o "nosso" BB-8 vai utilizar frascos de desodorante como rolamentos, ímãs de caixas de som, um corpo de papel machê e partes de isopor. Confira no vídeo acima a proeza realizada pelo garoto filipino.

Garoto de 17 anos constrói réplica de BB-8 completamente funcional. Comente no Fórum do TecMundo