Windows 11: Microsoft quer sistema rodando apenas em SSDs em 2023

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11: Microsoft quer sistema rodando apenas em SSDs em 2023
Imagem: Turag Photography/Unsplash

Um recente relatório executivo da Trendfocus — uma empresa especializada no setor de análises de armazenamento de dados — informou que, a partir de 2023, a Microsoft pretende tornar um pré-requisito obrigatório que os computadores possuam SSDs para poder instalar o sistema operacional atual da empresa, o Windows 11.

Desta forma, máquinas com discos rígidos (HDDs) seriam completamente descartadas neste cenário. Atualmente, a Microsoft ainda permite que o Windows 11 seja utilizado em HDDs, mas recomenda o uso do armazenamento mais rápido e possui outros requisitos bastante limitadores, como o chip TPM 2.0.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Na parte de armazenamento das especificações do Windows 11, o que existe apenas é a exigência de um dispositivo com armazenamento de 64 GB ou superior. Sendo assim, ainda não há uma menção direta de que a máquina precisa de fato possuir um componente de hardware de SSD ao invés de um HD para operar o sistema operacional.

SSDs no formato M.2SSDs no formato M.2Fonte:  Unplash 

Como se sabe, computadores com SSD realizam uma inicialização muito mais ágil em comparação com máquinas que ainda possuem discos rígidos. Dito isso, é importante mencionar que existe uma certa lógica na ideia: a rápida inicialização de computadores com SSD ao invés de HD permite a utilização de sistemas operacionais mais potentes — e, consequentemente, que exijam mais dos componentes da máquina.

O relatório ainda afirma que a ideia da Microsoft era fazer a mudança já no ano de 2022. No entanto, houve muita resistência de empresas fabricantes, como a Dell, Lenovo, HP e Acer — apesar de grande parte das máquinas fabricadas atualmente já serem de fato montadas com um componente de SDD ao invés de um disco rígido.

Mesmo com a resposta negativa das fabricantes, a Microsoft parece entender que a ideia ainda está seguindo o seu fluxo e deve ser implementada no próximo ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.