Google Chrome faz 10 anos e libera nova interface para todos os usuários

3 min de leitura
Imagem de: Google Chrome faz 10 anos e libera nova interface para todos os usuários

Google Chrome faz 10 anos hoje (4), e a Google está comemorando o aniversário de um de seus maiores sucessos com um lançamento importante. O navegador passou por sua maior reformulação visual desde que surgiu, em 2008, e ainda ganhou uma série de recursos para tornar a experiência dos usuários mais segura e prática.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nós já publicamos uma série de notícias aqui no TecMundo sobre o novo visual do Chrome, mas esse recurso vinha sendo testado apenas nos canais de distribuição Beta do software. Hoje, a desenvolvedora resolveu liberar a novidade para todos os usuários, inclusive os que usam a versão estável do navegador.

Inicialmente, a mudança mais impactante é o novo design das guias, que agora contam com um visual mais moderno, com cantos arredondados e mais espaçados. A Omnibar, a barra de endereços do Chrome, também foi remodelada para entrar no tema dos cantos arredondados.

google chrome omnibar

Quando você digita algum endereço ou busca nessa seção, a barra se expande com um novo visual, e os resultados aparecem de forma mais espaçada e também com informações “mais prontas”. Ao digitar o nome de uma cantora, por exemplo, você pode ver um ícone do seu último álbum e ser levado diretamente para a página de informações dela no Google.

Preencher automaticamente

De acordo com a Google, o novo Chrome agora conta com um recurso de autopreenchimento mais preciso. Dessa forma, ao acessar sites que precisam de login, o browser deve completar seu email/nome de usuário e senha sem erros. O mesmo deve valer para formulários mais complexos, como os que pedem endereços e dados de cartões de crédito.

A empresa afirma que essas informações dos usuários serão salvas de maneira mais segura nas suas Contas Google, deixando-as longe das mãos de cibercriminosos.

google chrome

Falando em senhas e segurança, o Chrome agora tem seu próprio gerenciador de senhas embutido. Esse recurso não apenas vai salvar suas credenciais de login, como também poderá gerar novas senhas fortes e aleatórias toda vez que você for criar uma conta em um site ou serviço online. A Google explica que esses dados serão, naturalmente, sincronizados entre todos os dispositivos do usuário conectados à mesma Conta Google.

Nova tela inicial

A tela inicial do Chrome, também conhecida como tela “Nova Guia” também foi reformulada. Agora, em vez de trazer miniaturas dos sites que você mais visita, essa guia traz uma série de ícones para esses sites. Com essa mudança, os usuários terão que se acostumar, mas é fato que ela deixa a tela inicial do navegador mais limpa.

google chrome

Dino

Mas o mais importante mesmo é o joguinho do dinossauro do Chrome, não é mesmo? Brincadeiras à parte, esse easter egg do browser ganhou algumas novidades. Agora, alguns chapéus de aniversário, balões e outros elementos comemorativos aparecem para o jogador quando ele está sem conexão com a internet. Você pode descobrir como jogar o game do Dino sem precisar desconectar a internet aqui.

Inteligência artificial

Você pode até já estar cansado de ler sobre Inteligência artificial em todo tipo de software (principalmente no app de câmera de muitos smartphones), mas é importante destacar que a Google está fazendo um esforço para incrementar o uso de IA no Chrome.

Melhorar recursos de busca e também aperfeiçoar o gerenciamento de abas quando o usuário mais precisa de ajuda

O navegador já conta com esse tipo de tecnologia para detectar golpes de phishing na internet e impedir automaticamente que os usuários cliquem onde não devem. Contudo, a Google quer tornar o browser mais prático com IA.

A empresa pretende eventualmente melhorar recursos de busca e também aperfeiçoar o gerenciamento de abas quando o usuário mais precisa de ajuda. Por exemplo, ao planejar uma viagem de férias, as pessoas precisam pesquisar e comparar muitos preços e características de voos, hospedagem, pontos turísticos, e por aí vai. Esse tipo de tarefa normalmente exige um verdadeiro malabarismo de abas no navegador, e a Google está buscando uma forma de facilitar esse processo.

Ainda não recebi essas novidades

Todas essas mudanças no design e a inclusão de ferramentas no Chrome está chegando aos usuários através da versão 69 do navegador. Se você está em uma versão anterior, procure atualizar o programa ou esperar até que a distribuição gradativa dessa atualização surta efeito no seu computador.

As mudanças vão afetar computadores com Windows, Linux e macOS, bem como smartphones Android e iOS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.