Fotografia: estes são os smartphones com os melhores sensores disponíveis

2 min de leitura
Imagem de: Fotografia: estes são os smartphones com os melhores sensores disponíveis
Imagem: Panasonic

A indústria de máquinas fotográficas compactas e telefones celulares educou os consumidores de uma forma muito errada. Não é difícil encontrar quem acredite cegamente que a quantidade de megapixels de uma câmera seja o fator mais importante para que ela consiga registrar imagens de alta qualidade – e apostando nessa teoria, milhares de cidadãos diariamente compram um smartphone com 10 MP acreditando que ele tira fotos mais bonitas do que o modelo que possui apenas 5 MP.

Quem tem o mínimo conhecimento técnico em fotografia, todavia, não cai nesse truque de marketing utilizado pelas empresas de tecnologia. A verdade é só uma: não, a quantidade de megapixels não é tão importante assim para a qualidade da fotografia final. O que realmente importa em um conjunto fotográfico é o sensor, ou seja, o componente responsável por captar a luminosidade e “transformar” aquilo na imagem que posteriormente vemos no display. Quanto maior o sensor, melhor a qualidade da imagem, independentemente da quantidade de megapixels da câmera. Simples assim.

O problema é que sensores ocupam muito espaço, e nem sempre é viável encaixar um componente desses em um telefone celular – afinal, a tendência é vermos aparelhos cada vez mais finos, leves e compactos. Os fabricantes optam então por adotar um sensor pequeno e “compensar” isso com uma quantidade absurda de megapixels (e todos nós sabemos que números altos atraem consumidores, correto?). E é aí que nos deparamos com o segundo problema...

Conheça os campeões

“Espremer” muitos megapixels em um sensor pequeno é uma postura ainda pior, pois o tamanho dos pixels diminui. Quanto menor é o pixel, menos preciso ele é para reproduzir a luz: o resultado são imagens escuras e cheias de ruídos. É justamente por isso que celulares com maiores sensores são os mais apropriados para tirar fotos em ambientes de baixa luminosidade.

Felizmente, algumas fabricantes ainda se esforçam para embutir sensores de qualidade em seus telefones inteligentes. Alguns modelos são feitos especialmente para amantes da fotografia, enquanto outros simplesmente carregam essa característica como um “bônus” para seus usuários. O site PhoneArena organizou uma seleção com os smartphones com os maiores sensores fotográficos que existem, sendo que a lista é composta tanto por eletrônicos recém-anunciados quanto por produtos já disponíveis no mercado.

A galeria acima exibe os celulares selecionados de forma crescente (do menor para o maior sensor, da esquerda para a direita), sendo possível obter maiores informações sobre cada modelo nas legendas das imagens. Agora ficou mais fácil escolher seu próximo telefone caso sua prioridade seja o registro de belas fotografias, não é mesmo?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.