Melhores da semana: 09/11/2012 [vídeo]

11 min de leitura
Imagem de: Melhores da semana: 09/11/2012 [vídeo]

Mais uma semana chega ao fim e mais um resumo especial do Baixaki/Tecmundo começa. Portanto, se você perdeu algum destaque, fique de olho nas notícias mais quentes, nos melhores programas, jogos e artigos que foram destaque nos nossos sites.

PROGRAMAS

Jam With Chrome

Ferramenta da Google para aqueles que gostam de músicas e do navegador Chrome. O site Jam With Chrome conta com guitarras, violões, baterias e teclados para que tanto músicos quanto aqueles sem conhecimento técnico se divirtam criando suas composições.

Isso é possível porque você pode tanto tocar nota por nota ou recorrer a acordes dentro de padrões rítmicos pré-estabelecidos. Com uma interface muito intuitiva, o Jam With Chrome é garantia de diversão.

Jam With Chrome.

Gabarito Oficial do ENEM 2012

Se você fez a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2012, pode conferir o seu desempenho. O gabarito está disponível inteiramente online, e não é necessário fazer nenhum download para conferi-lo.

Eles estão organizados pelas suas cores e também pelos dias de aplicação da prova (sábado, 3/11/2012, e domingo, 4/11/2012). Lembre-se de conferir bem a cor de um gabarito, certificando-se de que ele corresponde à prova que você fez.

Gabarito Oficial do ENEM 2012.

Sound Lock

Este simples utilitário nivela o volume do seu computador para que você não tome aqueles sustos com variações bruscas de áudio — um exemplo comum são filmes cujos diálogos são baixos, mas as cenas de ação são muito altas.

Você só precisa configurar o Sound Lock uma vez, sendo possível modificar filtros de áudio por canal, selecioná-los manualmente, escolher o dispositivo para a saída (fone ou caixinhas de som) etc. Para facilitar a aplicação de tais configurações, o programa pode ser mantido sempre à frente de outras janelas abertas.

Sound Lock.

Duolingo

Nesta plataforma completamente gratuita, diversas pessoas podem aprender línguas estrangeiras em regime colaborativo. Não se trata de um curso online ou salas de aula virtuais, pois o objetivo do Duolingo é ensinar idiomas de maneira mais leve e divertida.

As aulas são divididas em módulos de diferentes temáticas, e conforme vai concluindo as lições, mais pontos você ganha, tornando o seu perfil cada vez com um nível maior. Também é possível traduzir textos que são enviados por colaboradores do Duolingo.

Duolingo.

Team Viewer 8 Beta

A nova versão de um dos melhores serviços de acesso remoto está chegando à sua oitava edição, e já é possível experimentá-la por meio desta versão Beta. Para uso pessoal, o Team Viewer 8 Beta é gratuito.

Team Viewer 8 conta com as mesmas funções oferecidas nas versões anteriores, mas agora com muito mais velocidade e dinamismo. O funcionamento do software não mudou muito em relação aos antecessores.

Team Viewer 8 Beta.

JOGOS

Battlefield 1942 Free

Para completar 10 anos do lançamento de Battlefield 1942, a Electronic Arts liberou esse jogão na faixa. O game fez muito sucesso principalmente pelas inovações em controlar tanques e pilotar aviões.

Assim como na versão original, você pode entrar no modo campanha de Battlefield 1942 e iniciar uma longa jornada no meio de incontáveis explosões, passando por todas as etapas de uma guerra extremamente sangrenta.

Battlefield 1942 Free.

F1 Race Stars DEMO

Uma abordagem diferente para pilotos, carros e circuitos da Fórmula 1, pois F1 Race Stars transforma tudo em desenho e cria um sistema para atirar itens especiais para atrapalhar os adversários, no melhor estilo Mario Kart.

Em resumo, F1 Race Stars deixa mais fantasioso o mundo da categoria mais prestigiada do automobilismo mundial. Além das 12 equipes e 24 pilotos que disputam o campeonato de 2012 da Fórmula 1, há mais duas equipes fictícias e quatro pilotos também fictícios, totalizando 28 pilotos para correr em réplicas dos circuitos que recebem provas da F1.

F1 Race Stars DEMO.

LEGO The Lord of the Rings DEMO

Este game baseado nos três filmes da Saga do Anel traz Frodo, Gandalf, Legolas e muitos outros retratados na clássica forma de blocos coloridos de LEGO. Uma curiosidade é a dublagem com as vozes originais dos mesmos atores que representaram os heróis no cinema.

O objetivo de LEGO Lord of the Rings é, assim como nos livros e filmes, destruir um anel que ameaça todos os povos e seres de um mundo místico. Este game é uma ótima pedida para os fãs da obra de J. R. R. Tolkien, pois tem como objetivo remontar a narrativa com fidelidade máxima.

LEGO The Lord of The Rings.

Angry Birds Star Wars

Novo título da famosíssima franquia das aves ensandecidas. Agora, o jogo ganhou visual baseado no universo também famosíssimo de Star Wars. Ou seja, os pássaros bravos viraram personagens da saga de George Lucas para garantir a diversão dos fãs.

Ao todo, são 27 personagens diferentes de Star Wars adaptados ao mundo desses pássaros loucos. Red se torna Luke Skywalker, Yellow vira Han Solo, Big Brother aparece como Chewbacca e King Pig é Darth Vader.

Angry Birds Star Wars.

Slender’s Woods

Slender Man é um dos mais assustadores monstros das lendas urbanas. A criatura também protagoniza diferentes games, como Slender’s Woods, que tem muitas características do estilo Survival Horror.

Aqui, você não deve encarar inimigos, mas sim evitá-los da melhor maneira possível. Também é preciso explorar diferentes lugares e interagir com elementos do cenário, os quais não são poucos. Dica de amigo? Siga pelas trilhas, pois adentrar o mato é pedir para se deparar com o Slender Man.

Slenders Woods.

ARTIGOS

5 coisas que não queremos ver em GTA V

O GTA V está cada vez mais próximo (deve ser lançado no segundo trimestre de 2013), por isso preparamos uma relação com o que não queremos no game, afinal a imaginação dos fãs da série é abastecida pela carência de detalhes divulgados oficialmente pelos seus criadores.

Um exemplo do que não gostaríamos no novo Grand Theft Auto são os chamados inconvenientes no meio das missões. Será interessante também se a polícia não for automatizada, fazendo com que o jogador tenha que fugir o tempo todo.

Consideramos arriscado adicionar customização de armas em GTA V, pois poderia aproximar muito este game de títulos de tiro em terceira pessoa. Ademais, seria ótimo um multiplayer que valha a pena, não só por ter essa opção. Finalmente: nada de zumbis!

Recentemente, muitas novidades foram divulgadas pela revista Game Informer. A cidade de Los Santos, que vai ambientar o game, é enorme — maior que Red Dead Redemption, San Andreas e GTA IV juntos.

O game vai ter três protagonistas e missões aleatórias. Os assaltos vão ser predominantes, a personalização não vai ser no estilo RPG, e os controles de direção serão melhorados, assim como os combates corpo a corpo. Os jogadores poderão pular de base jump, jogar golfe, praticar ioga e triatlo, além de andar de jet ski.

AmpliarEm Los Santos, a polícia não perdoa. (Fonte da imagem: Divulgação/Rockstar)

Como comprar um Android para jogos sem gastar muito

Material repleto de informações para quem quer comprar um Android para jogos sem gastar muito. Separamos celulares avulsos de até R$ 500 e alguns mais caros que podem ser adquiridos com desconto junto a um plano pós-pago.

Esta lista foca em modelos recentes de desempenho intermediário. Usamos apenas os celulares disponíveis nas operadoras de Curitiba. Alguns podem dar falta do Xperia Play, portanto esclarecemos que esse modelo foi deixado de fora por conta da pequena quantidade de jogos compatíveis.

(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

Veja as tecnologias presentes nas prisões de segurança máxima

Em centros de detenção de segurança máxima, é comum ter sistemas de monitoramento por câmeras com acompanhamento constante, além de dispositivos para prevenção de fugas que captam movimentos próximos aos seus muros.

O contato entre detentos e pessoas de fora é limitado para evitar que produtos ou itens perigosos sejam passados para os presos — nos Estados Unidos, por exemplo, tem-se feito também videoconferências com presos que estão longe de casa.

Esses são apenas alguns exemplos de tecnologias usadas em prisões de alta segurança. Vale a pena conferir o artigo completo para saber mais detalhes e também tendências para centros de detenção do futuro.

(Fonte da imagem: Reprodução/Vídeo institucional da Polícia Federal)

Afinal, o que faz um gráfico ser realista?

O realismo é importante para deixar boa a parte gráfica de um game, mas há outros elementos que influenciam a experiência geral do jogador. Alguns defeitos podem parecer pequenos, mas acabam incomodando bastante — uma textura estranha ou a possibilidade de atravessar objetos.

O segredo dos gráficos atuais são os detalhes, pois fazem muita diferença na hora de ambientar um game. Mas não se pode descartar outros elementos, como a física. Como você pode ver, o realismo é importante, mas não funciona sozinho.

As promessas do passado que acabaram no fracasso

Seleção para relembrar promessas do passado que fracassaram, como o HP TouchPad, que teve suas vendas suspensas um mês depois do lançamento. Por sua vez, o Kin, um smartphone da Microsoft, vendeu apenas 500 unidades.

Esta lista tem presença de um produto da Apple, o Power Mac G4 Cube, que não agradou muito e teve suas vendas suspensas. O PSP Go, da Sony, também não conseguiu engrenar (o motivo teria sido seu preço).

Outro exemplo é o SEGA Activator, que deveria capturar os movimentos do jogador, mas tinha péssima resposta. E o Virtual Boy finaliza essa seleção, uma vez que foram lançados pouquíssimos títulos para o periférico, e todas as imagens eram em preto e vermelho.

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

NOTÍCIAS

Windows Live Messenger realmente está com os dias contados

Depois de muitos boatos, foi confirmado que a Microsoft vai aposentar o Windows Live Messenger, que vai ser incorporado pelo Skype. Não foi confirmada nenhuma data para “a morte” do mensageiro instantâneo, mas ela deve acontecer no primeiro semestre de 2013 — isso são não vai acontecer na China.

Warner confirma novo filme de Mortal Kombat

A Warner Bros. confirmou a produção de um novo filme de Mortal Kombat, cujo lançamento está previsto para o segundo semestre de 2013. O diretor será Kevin Tancharoen, responsável pela websérie Mortal Kombat: Rebirth, e ele vai ter um orçamento entre US$ 40 milhões e US$ 50 milhões. Nada foi confirmado sobre elenco ou roteiro.

(Fonte da imagem: Divulgação/Warner Bros)

Buscador do Google ganha novo layout

A Google mudou a cara do seu buscador. Por enquanto, o novo modelo está disponível apenas nos Estados Unidos, mas ele vai se globalizar em breve. A novidade é que a barra de navegação, que antes ficava à esquerda, agora passou para o topo da página. Em tal barra, estão os critérios para organizar as buscas.

(Fonte da imagem: Reprodução/TechCrunch)

Aplicativo desenvolvido por estudante de 17 anos ganha aporte de US$ 1 milhão

Nick D’Aloisio, um estudante londrino de 17 anos, conseguiu uma ajuda de US$ 1 milhão para continuar com o desenvolvimento do aplicativo Summly, que ele criou durante um período de recesso escolar.

O Summly é capaz de organizar notícias de forma resumida, separando os conteúdos de acordo com assuntos específicos. Em menos de duas horas depois do lançado, o app já aparecia na lista dos mais baixados da App Store.

O jovem deu uma entrevista para a BBC e disse que o Summly fez sucesso porque as pessoas preferem ler informações reduzidas, não textos extensos. Ele também revelou que planeja utilizar um sistema em que os usuários paguem uma quantia pequena por cada notícia lida.

(Fonte da imagem: Reprodução/BBC)

Um Galaxy do jeito que você sempre sonhou: designer está criando conceito do S4 com sugestões do público [vídeo]

Um designer chamado Bob Freking tem o projeto de criar o Galaxy S4 do jeito que o público quer. Ou seja, as pessoas podem enviar sugestões para ele pelo Twitter. Já surgiram algumas ideias bem exigentes: tela de 5 polegadas com botões virtuais e resolução Full HD, além de processador de 2,4 GHz. É possível enviar sugestões em inglês para o Twitter @bobfreking, e ressaltamos que o produto final é um conceito e não será comercializado.

MEGA CURIOSO

Conheça as 5 árvores mais antigas do planeta

Nesta lista publicada pelo site WIRED, a árvore Matusalém, que fica na Califórnia em um local não revelado para evitar que sofra vandalismo, é considerada a mais velha do planeta, com 4.765 anos.

No Irã, há uma árvore com uma idade estimada entre 4.000 e 4.500 anos, a Sarv-e-Abarkooh. No País de Gales, encontra-se a Llangernyw Yew, que tem entre 3 e 4 mil anos. Na Patagônia, uma conífera tem idade estimada em 3.620. No Japão, a Jōmon Sugi tem pelo menos 2 mil anos.

Um dos nossos leitores, Marcelo dos Santos Cabral, colaborou com a equipe do Tecmundo, repassando a informação de uma pesquisa da Universidade Umeå, na Suécia, que identificou uma espécie de pinheiro com mais de 9.500 anos.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia)

Cientistas estão surpresos com um elefante asiático "falante"

Em um zoológico na Coreia, um elefante vem fazendo sucesso, pois consegue reproduzir sons que são muito parecidos com palavras em coreano. Ele se chama Koshik e simplesmente imita o que é falado pelas pessoas.

Como foi o único elefante do zoológico por alguns anos, ele conviveu exclusivamente com humanos, então a teoria da pesquisadora austríaca Angela Stoeger é a de que ele se esforçou para fortalecer laços com os tratadores.

Astrônomos encontram nova super-Terra potencialmente habitável

Uma notícia do site SPACE.com afirma que astrônomos localizaram uma nova super-Terra que apresenta vários indicativos de habitabilidade e capacidade para suportar a vida, pois ela está dentro da região onde a água pode ser encontrada na superfície de um planeta e provavelmente tem a capacidade de girar em torno de seu próprio eixo, ou seja, tem ciclos de dias e noites semelhantes aos da Terra.

(Fonte da imagem: Reprodução/SPACE.com)

Pesquisadores podem ter descoberto a cidade pré-histórica mais antiga da Europa

Um grupo de arqueólogos pode ter encontrado na Bulgária a cidade europeia mais “pré-histórica” já descoberta até agora, datando de aproximadamente 5 mil anos antes de Cristo. Entre as ruínas, foram encontradas casas de dois pavimentos, muralhas e partes de uma porta de entrada. Acredita-se que a cidade tinha uma população de aproximadamente 350 pessoas.

(Fonte da imagem: Reprodução/The Telegraph)

Estudante faz prova do Enem fantasiado de Super Mario

Um estudante de Curitiba fez a prova do Exame Nacional do Ensino Médio fantasiado de Super Mario. De acordo com o UOL, ele se chama Eduardo Tomaz e se vestiu assim para não ficar nervoso.

(Fonte da imagem: Reprodução/UOL)

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.