Fim das senhas: Google anuncia passkey em todas as contas

2 min de leitura
Imagem de: Fim das senhas: Google anuncia passkey em todas as contas
Imagem: Google/Reprodução

O fim das senhas tradicionais de números, caracteres e letras está mais próximo do que nunca. Para contribuir com a nova era de segurança, o Google anunciou hoje (3) que os passkeys estão disponíveis na conta do Google em substituição das senhas alfanuméricas e verificação em duas etapas.

Para quem não conhece, os passkeys são um método de login que utiliza reconhecimento facial, impressão digital ou PIN, combinando celulares e outros dispositivos como desktops, notebooks e tablets.

Anteriormente, o serviço estava disponível somente para o Google Chrome 108 no Windows 11, macOS e Android.

GoogleOs passkeys também são chamados de senhas de acesso.

A empresa de tecnologia havia anunciado o início dos testes com a ferramenta em outubro do ano passado e sustenta que um dos principais benefícios dos passkeys é que eles são resistentes a phishings e foram projetados para evitar o compartilhamento.

Ainda de acordo com a gigante de Mountain View, a novidade é importante porque as senhas mais populares “colocam muita responsabilidade nos usuários”.

“Escolher senhas fortes e lembrá-las em várias contas pode ser difícil. Além disso, mesmo os usuários mais experientes são muitas vezes induzidos a desistir deles durante as tentativas de phishing”, argumentam Arnar Birgisson e Diana K. Smetters, dos times de segurança e identificação do Google.

Como usar os passkeys

O novo sistema já pode ser ativado a partir desta quarta-feira em dispositivos que rodam o iOS 16 ou Android 9. A chave de acesso — que pode ser reconhecimento facial, biometria ou PIN do celular — é armazenada nos próprios devices e não é compartilhada com o Google.

Ao criar um passkey, ele se tornará a principal opção de login. Contudo, as senhas mais tradicionais ou até a autenticação em dois fatores poderão continuar sendo usadas caso um dispositivo não tenha suporte à nova tecnologia, por exemplo.

O Google explica que apesar de exigir um dispositivo como smartphone para criar um passkey, não é necessário estar sempre com o aparelho perto para fazer o login. Além de ser possível criar um passkey para cada outro device (desktop, notebook, tablet e etc), o usuário ainda tem a opção de fazer um backup para sincronizar o acesso.

GoogleOs passkeys do Google já estão disponíveis para todos os usuários

Ou seja, se for criado um passkey no iPhone, o mesmo acesso estará disponível em todos os outros dispositivos da Apple que estão conectados com a mesma conta iCloud.

A ferramenta também conta com opções de segurança em caso de perda, onde é permitido revogar acessos a dispositivos roubados ou furtados, por exemplo. Para cadastrar e começar a utilizar os passkeys é preciso acessar a página do serviço.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.