menu
Logo TecMundo
Segurança

Nova ferramenta hacker extrai dados de Gmail, Outlook e mais

Gmail, Yahoo! e Outlook estão entre as plataformas que podem ser atacadas pelos cibercriminosos, segundo revela o Google

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

schedule24/08/2022, às 07:00

Nova ferramenta hacker extrai dados de Gmail, Outlook e maisFonte:  Unsplash 

Imagem de Nova ferramenta hacker extrai dados de Gmail, Outlook e mais no tecmundo

Um programa malicioso capaz de acessar as caixas de entrada do Gmail, Yahoo! e Outlook, entre outros serviços de e-mail, está sendo utilizada por hackers iranianos para extrair dados de contas comprometidas. A ferramenta foi detalhada pela Google na terça-feira (23).

Especialistas do Grupo de Análise de Ameaças da Google (TAG) identificaram o HYPERSCRAPE, como a ameaça foi batizada, em dezembro do ano passado. De acordo com eles, o programa é executado no próprio dispositivo do invasor, não exigindo o download de nenhum tipo de malware por parte da vítima.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Os cibercriminosos precisam apenas acessar as credenciais da conta do alvo ou os cookies de sessão do navegador. Realizada esta etapa, a ferramenta entra em ação, enganando o serviço de e-mail para que ele detecte o acesso à conta por um browser desatualizado, configurando o programa para a visualização de HTML básico.

O Gmail é uma das plataformas que podem ter os dados extraídos pela ferramenta.O Gmail é uma das plataformas que podem ter os dados extraídos pela ferramenta.

Na sequência, o HYPERSCRAPE modifica o idioma da caixa de entrada para o inglês, abre todos os e-mails encontrados nela e realiza o download no formato .eml. Finalizado o processo, a ferramenta exclui todas as mensagens de segurança geradas pela atividade ilícita e retorna a configuração da plataforma para o estado anterior, inclusive remarcando as mensagens que não haviam sido lidas.

Alvos no Irã

De acordo com a gigante de Mountain View, a ferramenta foi utilizada somente contra vítimas localizadas no Irã, até o momento. Mas isso não impede que ela seja adquirida e usada por mais grupos de cibercriminosos em outras regiões.

Todos os alvos que possuem cadastro no Gmail foram notificados pela empresa, que recomendou aos usuários de alto risco a inscrição no Programa de Proteção Avançada (APP) da big tech. A companhia recomendou ainda o uso da navegação segura aprimorada no nível da conta do Google para reforçar a segurança da conta.