A Avast revelou após uma pesquisa que 91,84% dos brasileiros não têm confiança na urna eletrônica utilizada durante as eleições. Segundo a pesquisa, a principal preocupação é de que o sistema possa ser violado.
Entre o total de participantes da pesquisa, 94,3% acreditam que vazamentos de dados de candidatos/ou partidos políticos podem impactar a opinião pública e até o resultado eleitoral. A conta sobre para 96,15% quando falamos sobre preocupação com o fato de políticos serem alvos de cibercriminosos.
Nossos vídeos em destaque
Vale relembrar que na campanha eleitoral de 2016 realizada nos Estados Unidos, um grande vazamento de dados do Partido Democrata pode ter afetado a campanha de sua candidata, Hillary Clinton, que perdeu a presidência para Donald Trump.
Outros números da pesquisa são os seguintes:
- 93,54% afirmaram que vão às urnas neste ano
- 79,42% têm grande interesse nas questões políticas do país
- 55,37% já sabem em quais candidatos vão votar
- 44,63% devem decidir apenas mais perto da eleição
- 10,54% não se manifestaram a respeito
- 10,03% não estão interessados no assunto
Faz tempo que o TecMundo bate na tecla da segurança das urnas — uma pauta que, infelizmente, foi cooptada por ideologias políticas. Como você pode conferir em algumas reportagens nossas (aqui, aqui e aqui), diversos tipos de vulnerabilidades foram encontradas nas urnas. O TSE, em nota, afirma que corrige todas as brechas descobertas por pesquisadores independentes. O problema disso é o tempo: os pesquisadores não possuem tempo suficiente para elaborarem os possíveis ataques em sua completude.
)
)
)
)
)
)
)