Desde o último domingo (31), o navegador proprietário da Samsung para Android ganhou suporte a plugins que bloqueiam anúncios publicitários e adicionam funções extras ao app. A novidade, que acompanha a atualização de vários produtos para o Android Marshmallow, deve chegar aos gadgets baseados na versão Lollipop nos próximos meses.

Segundo a companhia, o bloqueio de conteúdos relacionados a propagandas traz como vantagem a diminuição dos gastos de banda na navegação através de redes móveis. Além disso, a eliminação dessas informações também deve acelerar o tempo necessário para uma página ser carregada em sua totalidade.

A novidade representa uma vantagem para o navegador da Samsung em relação ao Chrome, que ainda não dispõe de um recurso semelhante no Android. No entanto, ainda vai ser preciso esperar para conferir se isso vai ser suficiente para a opção proprietária da companhia sul-coreana ganhar espaço, visto que recursos do tipo estão longe de ser tão populares em plataformas mobile quanto são em desktops.

O primeiro plugin do tipo a chegar aos aparelhos da Samsung é o Adblock Fast, que já está disponível para o iOS e as versões desktop do Chrome e do Opera. Gratuito e baseado em um sistema open source, o software tem 200 mil usuários e traz a promessa de aumentar em até 51% a velocidade de carregamento de páginas abertas em smartphones Android. Além disso, foi confirmada a chegada do Crystal, opção que também está disponível na plataforma da Apple.

Você costuma usar bloqueadores de anúncios em seu navegador? Comente no Fórum do TecMundo