Acionistas querem Zuckerberg fora da presidência do Facebook

1 min de leitura
Imagem de: Acionistas querem Zuckerberg fora da presidência do Facebook
Imagem: TecMundo

Foi divulgado ontem (03) o resultado da reunião de acionistas do Facebook realizada no último dia 30. Por mais que membros do conselho independente tenham em sua maioria (68%) votado para que Mark Zuckerberg não ocupe as posições de CEO e presidente da rede social ao mesmo tempo, o fundador permaneceu acumulando os cargos.

Zuckerberg é CEO e presidente do Conselho do Facebook, servindo como seu próprio patrão

O movimento para a separação das funções começou antes mesmo da reunião. Michael Frerichs, Tesoureiro do Estado de Illinois e investidor do Facebook, defendeu em comunicado que era a hora de a empresa dividir os cargos. "Neste momento, o Sr. Zuckerberg é CEO e presidente do Conselho do Facebook, servindo como seu próprio patrão, e claramente não está funcionando", ressaltou.

Votação

O Facebook tem uma estrutura de ações dividida em Classe A e Classe B. Quem integra a primeira tem a equivalência um para um, ou seja, uma ação dá direito a um voto; já na segunda uma ação dá direito a dez votos.

Por isso, mesmo com 68% dos votos dos acionistas independentes do Facebook contrários à permanência de Zuckerberg nos dois cargos, o fundador seguirá nas funções. Zuckerberg pertence à Classe B, que tem cerca de 18% das ações, de acordo com a CNBC, o equivalente a cerca de 70% dos votos. O próprio CEO e presidente acumula um total de 60% dos votos.

Susan Desmond-Hellmann, membro do conselho do Facebook, declarou, de acordo com a Forbes, que "a empresa, eu e o conselho de administração estamos confortáveis com o atual acordo operacional, no qual Mark [Zuckerberg] é presidente e CEO".

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.