Snapdragon 810 e 808: novos chips da Qualcomm são monstros de processamento

2 min de leitura
Imagem de: Snapdragon 810 e 808: novos chips da Qualcomm são monstros de processamento

(Fonte da imagem: Divulgação/Qualcomm)

A Qualcomm não está de brincadeira: depois de anunciar dois novos processadores mobile para aparelhos intermediários na MWC 2014 e preparar terreno para a chegada do Snapdragon 805, a fabricante mostrou que não está perdendo tempo e revelou uma dupla de respeito que deve integrar gadgets a serem lançados em 2015.

Destinados a dispositivos móveis, como tablet e smartphones, os chips Snapdragon 810 e 808 são 64 bits, fabricados sob uma arquitetura de 20 nm e mais leves, menores e eficientes que os modelos anteriores. Mas isso é só o começo das ambiciosas promessas da Qualcomm para a dupla de processadores.

Snapdragon 810

Processador mais potente já desenvolvido pela empresa até o momento, o Snapdragon 810 é formado por CPUs quad-core ARM Cortex-A57 e Cortex-A53, além de suportar memórias LPDDR4. Ele deve ser usado dos dispositivos de elite, com tela que aceita resolução 4K.

Um monstro chamado Adreno 430

Talvez o grande destaque da apresentação seja a GPU Adreno 430, que será a sucessora da Adreno 420, que ainda nem chegou a aparelhos do mercado. O processamento gráfico do modelo do ano que vem será 30% maior que o da antecessora – que, por sua vez, é até 40% mais forte que a unidade gráfica do Snapdragon 800.

Permitir sensores mais potentes de câmera é só uma das capacidades da Adreno 430.
(Fonte da imagem: Divulgação/Qualcomm)

No Snapdragon 810, que é o mais poderoso dos dois processadores, isso significa gravar vídeos em Ultra HD (4K, ou 4096×2160 pixels), reprodução de clipes com menor consumo de energia, imagens em sensores de até 55 MP capturadas com novas funções de câmera e maior qualidade no áudio em geral. Para aguentar tudo isso, o chip traz um sistema que aumenta a vida da bateria e diminui o consumo de energia em geral.

Snapdragon 808

Já o Snapdragon 808 contém dois cores ARM Cortex-A57 pareados com um Cortex-A53 quad-core. Ele inclui a GPU Adreno 418, memória LPDDR3 e suporte externo a 4K via cabo HDMI. O modelo é ideal para telas de resolução máxima WQXGA (2560x1600 pixels).

Ambos os processadores serão equipados com um modem mais moderno, com suporte a conexões LTE cada vez mais rápidas. A velocidade no 4G pode passar de 300 Mbps – e o WiFi ainda foi melhorado para ficar ainda mais veloz em redes locais. O GPS ganha novas integrações e tenta economizar energia durante o uso.

Recepção de dados por três canais deixa a internet LTE duas vezes mais rápida.
(Fonte da imagem: Divulgação/Qualcomm)

Apesar de ser destinado a aparelhos um pouco menos potentes, ele deve integrar gadgets de marcas de respeito. A ideia é que os chips Snapdragon 810 e 808 sejam lançados a partir da primeira metade de 2015.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.