Snapdragon 805: vídeos em 4K na tela do seu celular

1 min de leitura
Imagem de: Snapdragon 805: vídeos em 4K na tela do seu celular

(Fonte da imagem: Reprodução/CNET)

Embora o Snapdragon 800 ainda faça um bom barulho por aí, a Qualcomm resolveu anunciar a próxima página na evolução dos seus processadores. O novo Snapdragon 805 possui quatro núcleos e inclui a boa novidade de poder rodar vídeos em UltraHD (4K) em smartphones, tablets e Smart TVs.

O segredo para tanto se encontra, é claro, debaixo do capô. Trata-se da nova GPU Adreno 420 — a qual a Qualcoom afirma ter 40% mais poder de fogo do que os modelos anteriores — e da CPU Krait 450, com seus quatro núcleos rodando a 2,5 GHz e mantendo comunicação com a memória à taxa impressionante de 25,6 gigabytes por segundo. De acordo com a fabricante, trata-se de “mais conteúdo” rodando com “qualidade superior” e “economia de energia”.

“Utilizar um tablet ou smartphone movido pelo processador Snapdragon 805 é como ter um home theater UltraHD no seu bolso, com imagem, gráficos e vídeos 4K, tudo projetado para plataformas mobile”, disse o vice-presidente executivo da Qualcomm Technologies, Murthy Renduchintala, em release oficial de imprensa.

Modem 4G LTE

O novo processador também inclui um novo modem 4G LTE. O Gobi 9x35 roda não apenas em LTE, mas também em 3G e em diversas outras tecnologias wireless. Ademais, o novo transceptor de RF (radiofrequência) WTR3925 oferece “melhorias significativas de desempenho, consumo de energia e requerimentos de espaço em placas de circuito impressas”.

(Fonte da imagem: Divulgação/Qualcomm)

O modem de quarta geração da Qualcomm é também o primeiro produzido para um celular em tecnologia de 20 nanômetros. Ao exigir menos espaço, o chip deve permitir a fabricação de aparelhos consideravelmente mais finos.

“Juntamente com os nossos modems Gobi LTE e nos transceptores RF, transmitir e assistir a conteúdos em resolução 4K será finalmente possível”, diz Renduchintala.

Vantagens para câmeras

Por fim, o Snapdragon 805 ainda traz um novo processador de câmera com suporte para rendimento em gigapixels e estabilização de imagem baseada em giroscópio — cujos resultados devem ser filmagens mais fluidas e processamento mais rápido de imagens.

Caso você considere esperar para comprar o seu próximo smartphone/tablet, entretanto, fica o aviso: a fabricação do novo processador não deve começar antes do ano que vem — de maneira que, sim, ainda pode ser vantajoso adquirir um Galaxy Note 3.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.