Novos processadores da Intel estarão no mercado antes do Natal

1 min de leitura
Imagem de: Novos processadores da Intel estarão no mercado antes do Natal
Imagem: Anandtech

A última vez que a Intel anunciou uma data para a sua nova linha de processadores, batizada de “Broadwell”, foi para dizer que ela deveria chegar ao mercado ainda no primeiro trimestre de 2014. A data foi ultrapassada sem nenhuma novidade a respeito do lançamento dos aguardados CPUs, mas agora a empresa promete que o novo produto estará pronto antes do Natal.

Hoje, em entrevista para a Reuters, o CEO da Intel Bryan Krzanich decidiu falar um pouco mais a respeito do lançamento dos processadores Broadwell: “Eu posso garantir que eles estarão prontos antes do fim do ano, e não apenas no último segundo. Para o período escolar será mais difícil. Para ser bem-sucedido nesse período é necessário ter o seu produto nas prateleiras no mais tardar em julho ou agosto. Será muito duro vencer esta data.” Isso significa que os novos processadores estarão no mercado provavelmente entre setembro e o início de dezembro. Ainda não existem indicações de preço para eles.

A nova linha com a chamada “arquitetura Broadwell” será a primeira a utilizar o novo processo de produção da Intel de 14 nm, responsável pelo atraso dos novos produtos. Nos últimos anos, a empresa tem priorizado a redução de consumo de energia em relação ao desempenho bruto. Atualmente, é muito mais importante criar um processador leve para laptops e tablets do que chips extremamente velozes para um desktop. Segundo a Intel, a linha Broadwell conseguirá ser ligeiramente mais eficiente do que a atual (os chips Haswell), consumindo cerca de 30% menos energia no processo.

Rumores ainda não confirmados

Há poucos meses, o site CPU World havia lançado o rumor que a nova linha de processadores da Intel iria contar com um poderoso chip gráfico onboard “Iris Pro” GT3. Entre suas vantagens estariam uma memória eDRAM integrada de 128 MB.

Com este chip, o desempenho gráfico das novas CPUs aumentaria em mais de 80%, em comparação a um Intel Core i7 4770K. Apesar das boas fontes, a Intel até agora não se pronunciou a respeito deste rumor.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.