Samsung Exynos 5: vídeo mostra os oitos núcleos do SoC trabalhando

1 min de leitura
Imagem de: Samsung Exynos 5: vídeo mostra os oitos núcleos do SoC trabalhando

A Samsung tem falado há algum tempo do seu novo processador dotado de oito núcleos. Entretanto, entre a abstração de uma lista de especificações e o funcionamento existe uma distância considerável... Mas nada que uma bela representação multicolorida não possa resolver.

Dessa forma, a ARM publicou três vídeos mostrando, em tempo real, como o alardeado Exynos 5 divide suas tarefas entre seus quatro núcleos Cortex A15 (mais parrudos e “beberrões”) e seus quatro Cortex A7 (menores e mais econômicos) — sendo que um terceiro ainda inclui a GPU Mali-T628 (abaixo).

Performance otimizada e economia de recursos

Uma das maiores vantagens do SoC é, naturalmente, sua capacidade de gerenciar todos os seus processadores de forma inteligente — com todos trabalhando simultaneamente ou em combinações variadas, a fim de otimizar a performance e o consumo de energia.

Nos vídeos são testados o aplicativo QuickOffice e o game Angry Birds Rio. No caso deste último, é notável perceber que apenas os quatro Cortex A7 são capazes de manter as coisas funcionando durante grande parte do tempo — com algumas rápidas “piscadas” dos Cortex A15. Ademais, sempre que um aplicativo é lançado na memória, todos os oito Cortex são ativados, diminuindo o tempo de carregamento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.