Tecnologia brasileira que transfere dados por som pode desbancar o NFC

2 min de leitura
Imagem de: Tecnologia brasileira que transfere dados por som pode desbancar o NFC

Uma start-up brasileira chamada Kinetics desenvolveu uma tecnologia para a transferência de dados por proximidade através do som, a qual pode até mesmo desbancar o NFC.

De acordo com Marcelo Ramos, diretor de operações da empresa, em entrevista para o site Folha de S.Paulo, a ideia do NearBytes (como foi batizado o mecanismo) surgiu quando a companhia pensou em criar um álbum de figurinhas digital.

O problema nesse caso era a dificuldade de encontrar um meio comum a qualquer aparelho que pudesse viabilizar o compartilhamento desse conteúdo. Obviamente, as tecnologias atuais foram estudadas, mas não atenderam às necessidades da Kinetics.

(Fonte da imagem: Reprodução/iTunes)

O Bluetooth pode apresentar frequências de funcionamento diferentes, impedindo que, por exemplo, um iPhone e um gadget com Android se comuniquem. O envio pela internet (seja por WiFi ou rede de dados móveis) poderia ser uma alternativa, contudo a pessoa poderia estar em um local sem conectividade. Por fim, o NFC também foi descartado por sua ainda baixa disseminação.

Foi então que o pessoal da start-up pensou nas ondas sonoras e na existência de alto-falantes em todos os smartphones e tablets da atualidade. "Descobrimos que isso era viável, e que haveria muito mais aplicações do que um álbum de figurinhas", comentou Ramos.

Como funciona?

O NearBytes usa um aplicativo para codificar os dados que precisam ser compartilhados e os reproduz no formato de ondas sonoras de alta frequência via alto-falantes. O aparelho receptor capta esse som com o seu microfone e, utilizando o mesmo app, realiza a conversão dessas ondas para os dados originais.

Ampliar(Fonte da imagem: Reprodução/Folha de S.Paulo)

Segundo o diretor de operações da Kinetics, a transferência pode ser realizada em ambientes com ruídos elevados — como uma turbina de avião — sem que as informações sejam perdidas ou distorcidas. A velocidade da troca de dados ocorre a 0,8 kbps e exige que os eletrônicos estejam a, no máximo, 10 centímetros de distância.

A ferramenta de comunicação de dados ainda possui acessórios que podem facilitar ainda mais a sua interação com outros equipamentos, como o dock que possibilita o compartilhamento de dados com computadores.

Aposta no futuro

Embora o álbum de figurinhas que acabou originando a tecnologia ainda não tenha saído do papel, o NearBytes já conta uma aplicação funcional para a troca de cartões pessoais e profissionais. Você pode baixar o S-Contact no Android ou iOS.

Todavia, os seus criadores acreditam que a tecnologia pode ir muito além e facilitar a realização de transações financeiras pelo celular, aquisição de cupons promocionais, apresentação de ingressos em cinemas e teatros, operar como cartão para acesso a diferentes tipos de transportes e até servir como chaves eletrônicas — com a vantagem de ser compatível até mesmo com os aparelhos mais modestos.

Outro ponto positivo dessa inovação é que ela faz uso de “informações descartáveis”, ou seja, que não podem ser reutilizadas e assim evitar uma infinidade de fraudes e golpes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.