Muita calma: atualizar o Nexus 5 para Android 5.1 pode detonar sua câmera

1 min de leitura
Imagem de: Muita calma: atualizar o Nexus 5 para Android 5.1 pode detonar sua câmera

Até há um certo tempo, os donos do Nexus 5 chegaram a achar que a Google já tinha deixado de lado seu popular smartphone – fabricado pela LG no final de 2013. Recentemente, para alívio de muitos deles, o aparelho começou a receber a versão 5.1 do Android, trazendo o modelo para a última versão do sistema. Porém, a edição mais recente do Lollipop mostrou que nem tudo são flores nas terras do robozinho verde, já que diversos proprietários do Nexus 5 começaram a reclamar de problemas graves na hora de utilizar a câmera do dispositivo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que acontece é que, logo após ser instalado o último update do Lollipop, o smartphone força o encerramento do processo da câmera no momento exato em que o usuário tenta iniciar o recurso. Infelizmente, ainda não há remendo ou programa que os consumidores possam contornar isso até surgir um fix oficial, uma vez que não é só o aplicativo padrão para tirar fotos que é afetado. Diversos internautas explicaram que, mesmo ao tentar fazer cliques em apps de terceiros – como Instagram, Twitter e Facebook –, ocorre o mesmo tipo de crash.

O bug já foi reportado para a Google e parece ter relação com a string “android.hardware.Camera._getCameraInfo()” do Android 5.1, o que acaba explicando o fato de o erro se espalhar para outro aplicativos que utilizem o comando. Uma solução provisória – apesar de relativamente chata – para escapar um pouco dos efeitos desse problema é reiniciar o celular assim que o primeiro encerramento forçado surgir. De acordo com o site Android Police, algumas pessoas conseguiram fazer a câmera funcionar normalmente após o reset.

Alguns mais azarados disseram que é preciso fazer o reboot repetidas vezes até que seja possível tirar fotos mais uma vez com o smartphone, inclusive reportando que basta utilizar o aparelho por algum tempo para que o bug retorne. A expectativa é de que a Google não demore para lançar um patch de correção, mas, caso ainda não esteja com o Android 5.1, vale esperar para atualizar o sistema quando tudo estiver arrumado. Você tem um Nexus 5 e foi afetado por esse problema? Deixe seu comentário mais abaixo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.