Tudo verdade: 10 cenas incríveis que foram feitas sem CGI

Imagem de: Tudo verdade: 10 cenas incríveis que foram feitas sem CGI
Imagem: Getty Images

Após a implementação das técnicas de computação gráfica em filmes, a indústria de Hollywood se destacou no que sabe fazer de melhor: transportar mundos mágicos para as telonas. Fácil e eficiente de usar, o CGI – quando bem realizado – é capaz de sobrepor os recursos práticos, além de naturalmente ser a melhor forma de construir ideias baseadas em imaginação e criatividade que vão além da capacidade humana.

Porém, muitos produtores ainda trabalham à moda antiga e preferem incorporar elementos mais palpáveis em seus filmes, a fim de evitar que uma computação excessiva seja aplicada em momentos que as próprias técnicas manuais cairiam bem.

Pensando nisso, preparamos uma lista de dez cenas incríveis que, surpreendentemente, foram realizadas via efeitos práticos. Acompanhe!

10. Guitarra lança-chamas (Mad Max: Estrada da Fúria)

(Fonte: Reprodução)
Cena do filme Mad Max: Estrada da Fúria

Durante a perseguição do comboio de Immortan Joe, é possível observar inúmeros detalhes particulares realizados sem a ajuda de computação gráfica: carros reais, saltos e ataques de lanças, jogos de câmera e mais.

Entretanto, o destaque fica por conta do guerreiro com a guitarra de lança-chamas, que se prendeu a um dos veículos de alta tração e utilizou sem instrumento musical enquanto as filmagens rolavam – tudo com a intensidade de amplificadores de som.

9. Pegada da bandeja (Homem-Aranha)

(Fonte: Getty Images / Reprodução)
Cena do filme Homem-Aranha

Cena clássica do filme Homem-Aranha, onde Peter Parker (Tobey Maguire) utiliza suas habilidades de herói para impressionar Mary Jane (Kirsten Dunst), a pegada da bandeja foi realizada em um take sem qualquer tipo de técnica de CGI.

Para isso, o único "adereço" incorporado aos elementos foi uma super cola para sustentar a bandeja. Ao todo, foi preciso 156 tentativas para equilibrar todos os itens, em filmagens que correram por apenas um dia.

8. Os orcs (O Senhor dos Anéis)

(Fonte: Reprodução)
Cena do filme O Senhor dos Anéis

Enquanto a trilogia O Hobbit se tornou um excesso de CGI mesmo em cenas facilmente realizáveis com efeitos práticos, O Senhor dos Anéis – lançado bem antes da reimaginação da história de Bilbo – foi mais ousado e poupou em relação à aplicação de efeitos digitais.

Grande parte das inovações na primeira série de filmes foi baseada em trabalhos práticos, com os Orcs sendo um conjunto de maquiagem, próteses corporais, adereços e figurinos em todo o corpo.

7. Tom Cruise fora do avião (Missão Impossível 5)

(Fonte: Reprodução)
Cena do filme Missão Impossível 5

Conhecido como o dublê de si próprio, Tom Cruise se desafia a cada novo lançamento da série Missão: Impossível. Porém, o astro foi além no quinto longa-metragem.

Na cena do avião, ele simplesmente se pendurou no lado de fora e gravou o take oito vazes, totalmente sem o suporte de dublês. Isso foi possível graças ao uso de lentes de contato especiais, que permitiram o ator se manter de olhos abertos e reagir à resistência do ar.

6. Perseguição no carro (À Prova de Morte)

(Fonte: Reprodução)
Cena do filme À Prova de Morte

À Prova de Morte, filme dirigido por Quentin Tarantino, é quase uma carta de amor aos dublês e chama a atenção por levar os atores a situações de risco.

Zoe Bell, que substituiu Lucy Lawless em Xena: A Princesa Guerreira e Uma Thurman em Kill Bill, em outras oportunidades, literalmente andou em um capô de carro durante uma das cenas de perseguição. Tudo isso foi filmado sem o suporte de CGIs ou de qualquer técnica de digitalização.

5. Café Paris (A Origem)

(Fonte: Reprodução)
Cena do filme A Origem

A Origem, longa-metragem escrito, dirigido e produzido por Christopher Nolan, é uma obra cheia de peculiaridades. Para reproduzir alguns dos sonhos, especialistas em computação gráfica realizaram algumas implementações, mas não foi o que houve na cena do Café Paris.

Enquanto os personagens de DiCaprio e Elliot Page estão sentados no estabelecimento, uma explosão em câmera lenta leva as pessoas a questionarem o que está acontecendo ali. Porém, o take foi filmado em 1.500 quadros por segundo, através de uma série de canhões de ar.

4. Reator Arc (Homem de Ferro)

Cena do filme Homem de FerroCena do filme Homem de FerroFonte:  Reddit 

No primeiro filme do Homem de Ferro, que introduziria o Universo Cinematográfico Marvel, a produção abandonou o uso de computação gráfica em uma cena relativamente desafiadora.

Quando Pepper Potts precisa realizar uma cirurgia de vida ou morte em Tony Stark, o reator Arc é implementado no peito do bilionário logo após a versão anterior ser removida. Porém, segundo vídeos de bastidores, o acessório era real e não dependeu de efeitos especiais para ser acionado naquele momento.

3. Os olhos tortos de Pennywise (It: A Coisa)

(Fonte: Reprodução)
Cena do filme It: A Coisa

Em It: A Coisa, adaptação do terror homônimo de Stephen King, há muitos efeitos especiais em diversas cenas de tensão, especialmente durante os momentos em que o palhaço assassino, Pennywise, aparece.

Porém, um certo detalhe não passou despercebido pelos fãs e logo foi esclarecido em diversos programas de auditório: os olhos tortos da criatura realmente são feitos pelo próprio ator, Bill Skarsgard.

2. Erupção de sangue da cama (A Hora do Pesadelo)

(Fonte: Reprodução)
Cena do filme A Hora do Pesadelo

Uma das cenas mais apavorantes na franquia A Hora do Pesadelo, a erupção de sangue na cama é quase um paralelo com o "tsunami vermelho" do elevador em O Iluminado. Todavia, para realizar os efeitos, a produção do longa-metragem apostou em uma técnica inusitada à la Quentin Tarantino: o jogo de perspectiva.

Na verdade, tudo foi filmado de cabeça para baixo; ou seja, a cama e os objetos do quarto estavam no teto, permitindo que o fluxo de sangue apenas escorresse a favor da gravidade.

1. Cirurgia cerebral de Arnie (O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final)

(Fonte: Reprodução)
Cena do filme O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final

Em uma cena que nunca chegou na versão final de O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final, Sarah Connor abre o crânio de Arnie para reiniciar sua CPU e mergulha sua mão em uma fenda na cabeça do androide.

Para realizar essa cena, os produtores utilizaram um espelho e colocaram Linda Hamilton a alguns metros de distância da mesa de cirurgia. Assim, através de um jogo de reflexos, foi possível capturá-la em ação no procedimento clínico, porém sob uma cabeça falsa.

E então, você fazia ideia que as cenas citadas foram construídas sem ajuda de um computador? Fique de olho aqui no Minha Série para mais listas e assuntos como esse!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.