Spartan, novo navegador da Microsoft, pode trazer recursos revolucionários

1 min de leitura
Imagem de: Spartan, novo navegador da Microsoft, pode trazer recursos revolucionários

Não é segredo para ninguém que o Internet Explorer não é navegador mais popular atualmente. Recebemos informações surpreendentes nas duas últimas semanas de que o IE estaria no fim de sua longa trajetória e que um substituto tomaria o legado, o Spartan (nome provisório).

Acontece que, segundo fontes secretas do site The Verge, o novo browser traria recursos que não existem em nenhum dos concorrentes, como um sistema de anotações para deixar observações em uma página quando o usuário compartilhar o link com um amigo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O OneDrive ficaria responsável por armazenar todas as informações em nuvem, fazendo com que a configuração e preferências do navegador de cada usuários permanecessem iguais através de todas as plataformas equipadas com o Windows 10.

Cortana e configuração multiplataforma

Outra ferramenta é a integração da Cortana no Spartan — qualquer referência à franquia de games Halo provavelmente não é mera coincidência. A assistente virtual traria informações verbalizadas sobre voos, hotéis e coisas do gênero, além de permitir que as buscas e comandos possam ser feitos através da voz. Aparentemente, a ideia é dar à Cortana todas as funções que antes eram do buscador Bing.

O Spartan está sendo planejado para funcionar da mesma forma em todas as plataformas, seja PC, tablet, smartphone ou Xbox — a a Microsoft estaria também pensando em permitir que ele tivesse temas personalizáveis, para que cada usuário pudesse deixar seu software com um visual diferenciado.

E quando chega?

Espera-se que a empresa mantenha o Internet Explorer como navegador padrão durante a chegada do Windows 10 e traga o Spartan um pouco mais tarde, como alternativa disponível na Windows Store. Segundo os relatos, a versão desktop do navegador parece com uma versão simplificada do Chrome, com uma interface tabulada próxima à barra de endereços. O design, de forma geral, passaria a ideia de um programa leve, diferente da má imagem deixada pela lentidão do IE.

Há possibilidade de descobrirmos o nome oficial do novo browser, assim como mais recursos, durante o evento do Windows 10, prometido para o dia 21 de janeiro. De qualquer forma, seria ótimo ver a Microsoft trazer um navegador inovador que a colocasse novamente na briga contra concorrentes de peso como o Chrome, Firefox e Safari.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.