menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Tetris ajudou a popularizar o uso de computadores, diz criador do game

Em entrevista, Alexey Pajitnov comenta como jogo fez pessoas perderem o medo de novos eletrônicos.

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

schedule16/10/2023, às 09:30

Tetris ajudou a popularizar o uso de computadores, diz criador do gameFonte:  YouTube/hirudov2d 

Imagem de Tetris ajudou a popularizar o uso de computadores, diz criador do game no tecmundo

Alexey Pajitnov, o programador russo que desenvolveu o fenômeno Tetris, esteve na Brasil Games Shows 2023 (BGS 2023) e foi um dos entrevistados pelo Voxel durante o evento.

Na conversa, ele falou inclusive sobre um feito pouco lembrado do título, além de ser um dos games mais vendidos da história: a importância do jogo de quebra-cabeças para popularizar o uso de computadores, inclusive em ambientes domésticos e fora do horário de trabalho.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Para Pajitnov, o início do mercado de PCs para consumidores foi difícil, já que o público demorou a se acostumar com o eletrônico.

"Quando os computadores chegaram, as pessoas ficavam assustadas com eles. Era tipo uma máquina grande e fria, com aquele teclado todo complicado, o mouse... era demais para as pessoas. E funcionava principalmente com os números, o software era muito cru e cheio de erros. Então, em qualquer coisa que você fazia, a interface de usuário era horrível naquela época. (...) Era fácil de errar, então as pessoas começaram a odiar aquilo", explica.

Onde entra Tetris na história dos PCs?

Um dos fatores que ajudou na popularização deles foi Tetris. O jogo foi lançado em novembro de 1987 nos Estados Unidos, inicialmente para computadores voltados também para jogos, como o Commodore Amiga, o Atari ST e o ZX Spectrum, entre outros. 

"Aí, de repente, as pessoas viram na tela algo que era muito claro, muito simpático, muito agradável. Então o Tetris realmente ajudou a destruir essa barreira entre as pessoas e os computadores. Eu acho que esse primeiro trabalho do Tetris sempre será apreciado", diz Pajitnov, claramente orgulhoso do próprio legado.

Tetris rodando no Amiga, de 1988.Tetris rodando no Amiga, de 1988.

Você pode conferir a entrevista completa com o programador abaixo, já com legendas em português.

O papo completo de Alexey com o Voxel inclui ainda questões sobre o futuro da indústria dos jogos e a adaptação da história da popularização de Tetris para fora da União Soviética, em um filme disponível na plataforma de streaming Apple TV+.