Review: smartphone LG L80 Dual TV [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Review: smartphone LG L80 Dual TV [vídeo]

Sem sombra de dúvidas, a LG é hoje uma das empresas que conta com o maior número de smartphones disponíveis no mercado brasileiro. Só para se ter uma ideia, recentemente a companhia sul-coreana anunciou a chegada de nove modelos às lojas nacionais, voltados para os mais variados tipos de público.

Entre eles, uma das atrações é o L80 Dual TV, um aparelho construído especialmente para o mercado brasileiro. Com configurações intermediárias, o smartphone apresenta características que estão sempre entre as preferidas do consumidor no Brasil: suporte a dois SIM card, Rádio FM e TV digital.

Conferimos de perto todas as funcionalidades do mais novo celular da LG e as nossas impressões sobre ele são o que você confere agora nesta análise.

Design

Com tela de 5 polegadas, o modelo L80 Dual TV é, entre os aparelhos da categoria de intermediários, um dos aparelhos com maior tamanho de tela disponível. Essa característica, somado ao fato de que a sua espessura chega a quase 1 centímetro, faz com que o consumidor tenha a sensação de estar com uma aparelho “largo” nas mãos. Os espaços de bordas são pequenos, o que demonstra um bom aproveitamento da parte frontal.

Com bateria removível, o aparelho apresenta nas laterais apenas os botões “power” e de controle de volume. A entrada USB está localizada na parte de baixo e a saída para fones de ouvido está localizada na parte superior. A tampa traseira é construída em policarbonato e conta com uma textura áspera, que evita que o aparelho deslize das mãos. Compatível com TV digital, na parte superior há ainda uma antena embutida que pode ser retirada e dobrada em 360 graus.

Qualidade da tela e interface

A tela de 5 polegadas coloca o L80 Dual TV entre os aparelhos com a opção mais generosa da categoria. A resolução de 800x480 pixels, embora não seja das mais altas, é compensada pela qualidade da tela LCD IPS do aparelho e, com boas condições de brilho e luminosidade, o resultado é uma tela competente e eficiente para praticamente todas as tarefas.

O nível de reflexividade é baixo, de forma que o aparelho pode ser utilizado sob luz forte ou em ambientes abertos sem maiores problemas. No que diz respeito à interface, as modificações aplicadas pela LG não tornam a versão 4.4 do Android mais lenta, trazendo um visual bonito e que acaba por não consumir mais memória do que o necessário.

Desempenho

Embora esteja posicionado entre os intermediários, algumas características do aparelho que puderam ser percebidas em nossos testes podem deixar os consumidores em alerta. O modelo conta com um processador Snapdragon 200 e 1 GB de RAM para suprir a execução de apps e jogos. Ao executar o game GT Racing 2, por exemplo, ele apresentou travamentos em algumas das vezes, mas no geral foi possível se divertir com o jogo..

Já jogos que requerem menor poder de processamento são executados sem maiores dificuldades. A transição entre apps também é feita de forma satisfatória, mas assim como em muitos aparelhos dessa faixa de configuração, manter um app para otimização de memória é sempre uma boa pedida.

Na prática, esperávamos um pouco mais do L80 Dual TV nesse quesito, mas seus resultados não chegam a ser decepcionantes. Entretanto, é impossível não mencionar que há aparelhos com características similares que já apresentaram desempenhos melhores em nossos testes.

Câmera

A câmera traseira do LG L80 é de 8 megapixels e aparelho conta com flash LED. Isso garante fotos de boa qualidade mesmo em ambientes com baixa luminosidade, um ponto muito positivo para o smartphone, dentro das suas limitações. Há alguns modos especiais de captura, como o disparo automático que salva até seis imagens, mas consideramos ele lento demais. Por fim, os vídeos são gravados a 480p em 30 quadros por segundo, resolução máxima que pode decepcionar muita gente.

Imagem capturada com a câmera traseira do LG L80 Dual TV

Duração de bateria

Em nossos testes, a bateria do L80 se mostrou dentro da média dos demais concorrentes da categoria. Com uso moderado, foi possível passar o dia todo com o aparelho e chegar em casa no final da noite com a carga na faixa dos 20%. Já para um uso mais intenso, como execução de jogos ou filmes, bastam pouco mais de seis horas para drenar por completo a carga do smartphone. Não é um item em que o produto se destaca, mas certamente não vai deixar você na mão.

Qualidade de áudio

A qualidade de áudio é outro ponto positivo do LG L80. A saída do alto-falante está localizada na parte traseira do produto, o que pode tornar o som um pouco abafado pelas mãos durante a execução de jogos. Mesmo com o volume no máximo, os níveis de distorção são pequenos. O aparelho vem acompanhando por fones de ouvido simples, mas que cumprem bem a sua função.

Rádio FM e TV Digital

O LG L80 foi desenvolvido tendo como foco o mercado brasileiro. Por conta disso, itens como Rádio FM e TV Digital aparecem como os principais recursos disponíveis no produto. As ferramentas são fáceis de serem utilizadas e a qualidade de sinal de TV recebida pelo aparelho é extremamente satisfatória. A antena embutida evita que você tenha que carregar itens extras.

Botão para troca de chip

O smartphone L80 traz uma novidade para quem utiliza dois SIM card: na parte frontal do aparelho, há um botão capacitivo para troca de chip. Isso permite que o usuário alterne com facilidade entre uma operadora e outra. Porém, infelizmente não há um reconhecimento inteligente do SIM card secundário.

Vale a pena?

Entre os smartphones intermediários, o LG L80 não é o que possui o preço mais em conta. O preço oficial de lançamento é de R$ 999 e, em termos de hardware, é possível encontrar aparelhos mais avançados a um custo mais acessível. Entretanto, o hardware não é o foco principal deste produto.

Desenvolvido com foco no consumidor brasileiro, o LG L80 traz suporte para Rádio FM, TV digital, dois SIM card e tela de 5 polegadas. Esses são diferenciais difíceis de serem encontrados em um modelo intermediário, o que o torna bastante completo e, dessa forma, pode justificar o seu preço.

Em termos de desempenho esperávamos um pouco mais. A gravação de vídeo também está longe de ser satisfatória. Entretanto, no final das contas o aparelho se destaca em diversos itens em que se propõe a ser um diferencial, o que o torna uma alternativa a ser considerada por quem busca um modelo com essas características.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.