Apps com base na sua localização serão sugeridos na tela bloqueada do iOS 8

1 min de leitura
Imagem de: Apps com base na sua localização serão sugeridos na tela bloqueada do iOS 8

Depois do evento WWDC, em que as novidades em relação ao Yosemite e ao iOS 8 foram apresentadas ao público, muitos foram os desenvolvedores que já colocaram as mãos nos novos sistemas da Apple. Em relação ao iOS 8, existe algo bastante interessante que alguns desses afortunados usuários já comentaram, como o fato de apps de lojas ou de serviços que estejam próximo de você sejam exibido na tela bloqueada.

Aplicativos relevantes com base na sua localização serão exibidos na tela do iPhone mesmo quando ele está bloqueado, no formato de um ícone discreto no canto inferior esquerdo. Como já ocorre com o ícone da câmera no canto inferior direito, basta que você arraste o botão para cima para que você acesse o app em questão (ou realize o download dele). Por exemplo, se você está próximo de café da Starbucks, o app da Starbucks será exibido no canto inferior do smartphone como atalho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Contudo, o site MacRumors já diz que não se sabe quais são os aplicativos que terão compatibilidade com esse tipo de função. Ao que parece, esse serviço não estará limitado às grandes empresas ou aos próprios apps da Apple, já que outros desenvolvedores também poderão fazer uso da funcionalidade. Por exemplo, o desenvolvedor Cyril Gabathuler postou em seu Twitter que ao estar na estação de trem um ícone com o app de informações da estação apareceu automaticamente na tela bloqueada de seu iPhone.

“Quando o ‘Serviço de Localização’ está ativado, a localização atual do dispositivo é utilizada para recomendar aplicativos relevantes na tela bloqueada de modo automático”, diz uma das notas de lançamento do iOS 8 no site da Apple. Além disso, aplicativos serão sugeridos para que você instale em seu smartphone com base na sua localização atual, tudo através da App Store.

Possivelmente, esse é um método mais fácil para as pessoas descobrirem aplicativos que sejam úteis nas cidades onde elas se encontram – existe mais de um milhão de apps na App Store e pode ser bastante difícil encontrar um aplicativo realmente necessário para você. Adicionalmente, o ícone de atalho exibido na tela bloqueada também pode ser um novo espaço para que os desenvolvedores paguem para ter visibilidade de um modo mais direto.

Conforme nos aproximamos do lançamento público do iOS 8 (que deve ocorrer por aqui no Brasil na primavera), mais detalhes sobre essa funcionalidade de localização devem ser divulgadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.