Google agora permite desenhar na tela do celular para pesquisar; entenda

2 min de leitura
Imagem de: Google agora permite desenhar na tela do celular para pesquisar; entenda
Imagem: Erikona/Getty Images

O Google revelou, nesta quarta-feira (16), dois novos recursos de busca: Circule para pesquisar e Inteligência Artificial (IA) para pesquisas múltiplas no Lens. Apesar dos anúncios, nenhuma das novidades tem data para chegar ao Brasil ainda.

Durante evento online, Alistair Pott, product manager da gigante de Mountain View, explicou que as novas ferramentas foram desenvolvidas tendo o objetivo de tornar a busca no Google ainda mais intuitiva.

De acordo com ele, o uso principalmente de IA tem feito com que o buscador entenda cada vez mais a forma natural que os usuários pesquisam sobre coisas na internet.

GoogleA IA está ainda mais presente no buscador do Google (Imagem: Divulgação/Google)

Lou Wang, senior director do Google, afirmou que as ferramentas ainda estão sendo testadas e por isso ainda não estarão disponíveis em todos os dispositivos e países.

Confira, abaixo, os detalhes de cada novos recursos.

Circule para pesquisar

Como o nome sugere, o Circule para pesquisar do Google permite que você desenhe no seu celular o objeto que quer buscar. A ferramenta funciona em qualquer aplicativo e basta você destacar a imagem que está na sua tela para saber mais informações.

Em um exemplo, você pode usar a novidade para descobrir qual roupa um famoso está usando em uma foto que foi publicada no Instagram. Para isso, bastará apertar o botão home do smartphone e fazer o desenho em volta do objeto de interesse, que logo o Google trará respostas sobre aquilo.

E o Circule para pesquisar não funciona somente com imagens, já que é possível realizar busca de coisas que estão em vídeos e até palavras em textos. Como o recurso funciona em qualquer aplicativo, será possível realizar pesquisa de palavras que estão escritas no WhatsApp, por exemplo.

GoogleCom o Circule para pesquisar é possível descobrir sobre óculos de mergulhos para cachorros que estão em vídeos no YouTube (Imagem: Divulgação/Google)

O Google defende que o recurso torna muito mais fácil a pesquisa, já que não é preciso trocar de aplicativo ou tirar prints.

O Circule para pesquisar será lançado em 31 de janeiro somente no Pixel 8, Pixel 8 Pro e na nova linha Galaxy S24. A funcionalidade estará disponível em todas as línguas que os celulares estiverem disponíveis.

IA para pesquisas múltiplas no Lens

Em 2022, o Google anunciou o Multisearch (chamado no Brasil de pesquisas múltiplas), uma ferramenta que permite pesquisar imagens e textos ao mesmo tempo no Lens. Hoje, a gigante da tecnologia revelou que a novidade ficou mais “poderosa” com a ajuda de IA generativa.

Agora é possível apontar a câmera para um objeto, escanear a figura pelo Lens e realizar buscas com textos mais complexos. Os executivos exemplificaram usando um cristal.

O usuário pode usar o Lens para capturar a imagem do cristal e digitar no campo de busca uma sentença do tipo “por que este cristal é roxo?”. Como acontece na chamada Search Generative Experience (SGE), a pessoa receberá uma resposta em formato de conversa.

GoogleAs Pesquisas múltiplas do Google agora dão respostas mais completas em formato de texto (Imagem: Divulgação/Google)

Além de indicar a explicação em formato de texto – como fazem o Bard e ChatGPT –, a busca indica links que dão ainda mais contexto ao que foi perguntado.

A IA para pesquisas múltiplas no Lens está disponível a partir de hoje somente em inglês no app do Google para Android e iOS para pessoas que moram nos Estados Unidos. Para pessoas que moram fora dos EUA, um preview do recurso pode ser consultado via SGE no app Google.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.