Firefox lança ferramenta que bloqueia som automático em páginas

1 min de leitura
Imagem de: Firefox lança ferramenta que bloqueia som automático em páginas

O aumento de conteúdo audiovisual aumentou consideravelmente nos últimos ano e com isso também vieram mais vídeos com som alto rodando automaticamente — às vezes nem dá para saber de onde vem direito. O Firefox já testa desde o ano passado um recurso que bloqueia essas mídias por padrão e que agora está disponível na versão 66.

O Bloqueio de Reprodução Automática de Som impede de forma nativa que as mídias saiam por aí berrando no seu ouvido assim que você entra nos endereços. Para assistir, é só clicar para liberar a permissão e vale lembrar que o material que já estiver no mundo continua rodando, só que em silêncio.

firefoxFonte: Firefox

É possível gerenciar quais páginas você aceita o autoplay, incluindo plataformas de streaming como a Netflix, e é preciso destacar também que se o microfone e a câmera estiverem acessíveis, o navegador entende que os usuários pretendem interagir e, por isso, o som pode ser executado automaticamente.

firefoxFonte: Firefox

Para mexer nessas permissões, você pode selecionar o ícone de informações na caixa de endereço o alterar diretamente do menu principal, no canto superior direito, em Configurações.

Mais fluidez na navegação

O Firefox 66 traz alguns ajustes que melhoram o fluxo de navegação. Um deles é conhecido com “âncora de rolagem” que impede os textos de pularem para fora da tela quando um vídeo ou uma imagem são carregadas — o que pode ser especialmente irritante em dispositivos móveis.

As ferramentas de busca do Firefox também receberam algumas pequenas, porém importantes, melhorias. As pesquisas de guias abertas recebeu um ícone que facilita as pesquisas quando o volume de conteúdo é muito grande e a navegação privada ganhou um mecanismo de consulta que não grava seu histórico.

Todas as mudanças já estão sendo distribuídas, tanto na versão gringa quanto da nacional do Firefox.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.