Governo lança app para carteira de trabalho e o seguro-desemprego online

2 min de leitura
Imagem de: Governo lança app para carteira de trabalho e o seguro-desemprego online

Quem nunca ficou na fila para realizar algum serviço básico do governo? E é justamente para agilizar os processos burocráticos é que as principais tarefas estão entrando na era digital. No começo da semana, foi liberado o app da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e agora é a vez da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ganhar um aplicativo próprio, que a partir de agora começa a registrar seu histórico profissional.

Vale destacar que o documento impresso continua sendo uma exigência oficial para comprovação junto a empresas e órgãos, contudo, o modelo informatizado já significa um grande passo rumo à sua integração com o sistema da própria administração nacional.  Depois de cadastrado, você poderá armazenar e acessar todos esses dados, assim como solicitar primeira ou segunda via físicas para retirada em unidades de atendimento.

carteira de trabalho digital

Para enviar suas informações, por enquanto é possível somente via utilitário para Android — ainda ão há versão desktop e a de iOS foi divulgada mas ainda não disponibilizada. Confira o passo-a-passo logo abaixo:

  • Primeiro baixe o CTPS Digital na Play Store (procure a versão para o iOS no site oficial do governo, que em breve deve liberar o app)
  • Crie uma senha de acesso ou utilize a mesma do Sine Fácil, o app governamental para busca de empregos — se quiser pode baixá-lo também, para Android e iOS
  • Para completar as informações você pode precisar do documento impresso em mãos, já que é preciso preencher um formulário sobre histórico laboral

Até agora muita gente tem reclamado do funcionamento, então é possível que ele apresente alguns bugs nesse estágio inicial.

Seguro-desemprego digital

Outra grande novidade para o proletariado é a possibilidade de fazer o pedido do seguro-desemprego diretamente via web. Para isso é preciso se cadastrar no site Emprega Brasil — e esse processo continua sendo um pouco moroso e chato, mas a exigência promete agilizar as coisa, já que você pode fazer isso em qualquer horário e em sua casa.

Depois de realizado esse registro e de preenchido os formulários, o prazo de 30 dias para receber o benefício já começa a entrar em vigência. Ainda será necessário comparecer a uma agência do Sine pessoalmente — um procedimento para evitar fraudes — mas a promessa é de atendimento rápido, já que todos os dados foram computados previamente.

Sine Fácil trabalho

Além disso, o governo lançou também a versão 2.0 do Sine Fácil, com busca para vagas, agendamento de entrevistas e acompanhamento da situação sobre o seguro-desemprego — se quiser pode baixá-lo também, para Android e iOS.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.