Já não deve ser surpresa para ninguém que a Google analisa tudo o que você faz online, seja ao mandar emails, ver sites ou acessar outros tipos de conteúdo, para saber que tipos de propaganda enviar para sua conta. Mas a novidade é que agora a gigante de Mountain View deixa isso bem claro em seus termos de serviço – ao menos para o público norte-americano.

Confira logo abaixo o trecho que foi adicionado na página dos termos de serviço (em inglês), que também explica, de maneira simples, como a análise é feita e para quê ela serve:

“Nossos sistemas automatizados analisam seu conteúdo (incluindo emails) para prover a você características de produtos pessoalmente relevantes, como resultados de busca customizados, propagandas adaptadas, e detecção de spam e malwares. Esta análise ocorre enquanto o conteúdo é enviado e recebido, e quando ele é armazenado.”

E quanto à versão brasileira dos termos? Por enquanto, não temos nada de diferente. Mas é provável que o conteúdo seja adicionado em breve.