Facebook desistiu de lançar um 'iPhone Killer' porque não tinha dinheiro

1 min de leitura
Imagem de: Facebook desistiu de lançar um 'iPhone Killer' porque não tinha dinheiro

Um antigo executivo do Facebook, Chamath Palihapitiya, conversou com o pessoal do Re/code e comentou que a rede social estava trabalhando em um smartphone considerado “lindo e inovador” em 2010. O design teria sido feito por Yves Béhar, mas o aparelho nunca foi lançado, pois o projeto custaria mais dinheiro do que o Facebook tinha para gastar na época.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Palihapitiya comentou que o smartphone acabou no limbo principalmente por conta do seu ego, de querer lançar um smartphone perfeito, um “matador de iPhone” ou “iPhone Killer”. Ele avaliou que, mesmo a Apple tendo lançado seu smartphone já em 2007, ainda havia espaço para um novo player no mercado naquela época. O smartphone do Facebook, portanto, teria muito potencial.

Controle

Tanto o software quanto o hardware do aparelho foram desenvolvidos pelo pessoal do Facebook, que seguia a ideia da Apple de casar software e hardware para ter todo o controle sobre o produto. Já havia uma parceria firmada com uma grande operadora norte-americana e também com a Intel para a fabricação e a distribuição.

Entretanto, o investimento que o Facebook teria que fazer era de cerca de US$ 1 bilhão para lançar o aparelho nos EUA, tamanha era a complexidade do projeto. Como a rede social ainda era de capital fechado e mal tinha esse dinheiro líquido em caixa, o projeto acabou ficando para trás. Anos mais tarde, a empresa tentou entrar no mercado mobile em parceria com a HTC, mas, como você deve saber, a empreitada não deu muito certo.

Você compraria um smartphone totalmente feito pelo Facebook? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.