Qualcomm provoca a Apple listando recursos pioneiros do Android

1 min de leitura
Imagem de: Qualcomm provoca a Apple listando recursos pioneiros do Android

Definitivamente, acabou o amor entre Apple e Qualcomm. As duas empresas já foram parceiras (e, de fato, ainda mantém relações comerciais), mas se engalfinham na Justiça desde janeiro deste ano e as mágoas não acabam. Agora, a fabricante de processadores veio à público provocar a rival e divulgar uma lista de recursos que ela mesmo ajudou a levar aos dispositivos Android por primeiro.

Publicado ontem (11) em seu blog oficial, a tabela com as tecnologias pioneiras do sistema da Google traz itens como recarga rápida, câmera dupla, autenticação via íris e reconhecimento facial, design de trela sem borda, realidade aumentada, displays OLED e resolução 4K — tudo disponibilizado pela Qualcomm. Até mesmo o aguardado leitor de digitais sob a tela, ainda apenas um conceito, também foi citado.

Tabela QualcommQualcomm listou as suas invenções que chegaram primeiro ao universo Android.

“As invenções da Qualcomm ergueram a fundação para muitas tecnologias e experiências que nós valorizamos em nossos smartphones atualmente — no Android e em outras plataformas”, relembra a empresa de San Diego. “O nosso modelo é tornar as nossas invenções disponíveis o mais amplamente possível dentro da indústria mobile por meio do programa de licenciamento, de startups a companhias globais.”

As alfinetadas à Apple não param por aí. Ao citar algumas de suas parceiras, a Qualcomm afirma “trabalhar de perto” com a Google e com outras fabricantes, veteranas ou novatas, como Samsung, LG, HTC, Lenovo/Motorola, Oppo e Vivo. “O vibrante ecossistema Android foi construído sobre as invenções da Qualcomm e sobre o nosso modelo de indústria horizontal”, escreve a principal fabricante de processadores mobile do mundo.

Isso tudo faz diferença de fato? Talvez sim, e tudo vai depender do ponto de vista. É notável a contribuição da Apple ao ecossistema dos smartphones, mas também não se pode negar que a Maçã tem um hábito que condena em suas rivais, o de implementar em seu dispositivos tecnologias maduras e anteriormente usadas em outros dispositivos.

A Apple apresente hoje (12), a partir das 14h, os seus novos aparelhos iPhone X, iPhone 8 e iPhone 8 Plus, com cobertura completa e ao vivo aqui do TecMundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.