Barata-ciborgue guiada por controle remoto é criada por cientistas

1 min de leitura
Imagem de: Barata-ciborgue guiada por controle remoto é criada por cientistas

Outro feito tão genial quanto assustador foi emplacado por pesquisadores da Texas A&M University neste início de ano. Não bastassem descobertas que dão às máquinas o poder de “aprender a se comportar”, cientistas agora conseguiram controlar os movimentos de uma barata por meio de um circuito cravado no sistema nervoso do inseto.

Vale dizer que ditar os passos deste tipo de animal não é um procedimento exatamente novo (saiba mais aqui). É que o controle das antenas das baratas tem sido feito já há algum tempo, mas os resultados dos experimentos nunca foram muito precisos – no máximo, um obstáculo é que podia ser "visto" pelo bichinho.

Mas, desta vez, um circuito alimentado por uma bateria foi amarrado às costas da cobaia; dois eletrodos que estimulam os gânglios nervosos – um conjunto específico de células do primeiro torácico – são responsáveis ainda por controlar as antenas. Assim, os sinais elétricos emitidos remotamente acabaram sendo identificados de forma bastante apurada pela barata.

Segundo os cientistas, fazer o bicho caminhar e até conduzi-lo por direções diferentes foram algumas das ações praticadas pelo inseto durante os testes. O mecanismo inventado recebeu o nome de “sistema robótico híbrido controlado remotamente”. Uma vez aprimorada, a descoberta poderá fazer com que insetos possam, por exemplo, vasculhar escombros em busca de vítimas de incêndios ou terremotos. 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.