Tatuagem que gera eletricidade a partir de suor é criada por cientistas

Imagem de: Tatuagem que gera eletricidade a partir de suor é criada por cientistas

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego desenvolveram uma tatuagem que, ao se “nutrir” de suor, é capaz de produzir eletricidade. Isso significa que a invenção poderá carregar desde pequenos dispositivos vestíveis (como acessórios de monitoramento cardíaco e relógios inteligentes) até celulares. O foco do estudo recai sobre a análise de lactato – composto orgânico naturalmente produzido pelo suor que pode agir como fonte de energia.

Avaliar a performance física de atletas é também outro dos objetivos visados pelos cientistas. “O lactato é um indicador muito importante sobre como nosso corpo se comporta durante a execução de exercícios físicos”, observa Wenzhao Jia, um dos doutores que chefia o estudo.

O dispositivo, porém, não é tido como uma bateria orgânica – vale ressaltar que energia pode, de fato, ser produzida pelo tal método; a intenção primária da tatuagem é, contudo, atuar como um indicador. Até então, níveis de lactato eram detectados comumente a partir de testes de sangue. “Tivemos a ideia de liberar energia do corpo por meio de uma maneira não invasiva”, explica Joseph Wang, outro dos pesquisadores da universidade que concentra as investigações.

Um protótipo promissor

Apesar de não se constituir como uma fonte de energia orgânica em sentido estrito, a nova bateria é a prova de que eletricidade pode ser produzida por meio do corpo – fato este que desbrava horizontes férteis à Ciência. “Este é o primeiro exemplo de um combustível biológico celular capaz de gerar energia através de fluidos corporais”, diz ainda Wang.

A demonstração do processo de monitoramento de níveis de lactato e geração de energia a partir do composto foi feita nesta semana na Sociedade Americana de Química – o resultado da apresentação pode ser conferido no vídeo acima, em inglês.

Em outros modos, isso significa que, quanto mais você suar, mais eletricidade pode ser gerada (particularidade esta certamente providencial a atletas que utilizam constantemente gadgets de monitoramento de performance física).