Astrônomos divulgam nova teoria sobre o Planeta Nove

1 min de leitura
Imagem de: Astrônomos divulgam nova teoria sobre o Planeta Nove
Imagem: El País

Pesquisadores acreditam ter encontrado novos indícios de que o misterioso Planeta Nove pode ser apenas um buraco negro. A suspeita surgiu após uma aglomeração de objetos cósmicos ser identificada perto de Netuno. A questão é que esse fenômeno pode ser gerado tanto por um planeta quanto por um buraco negro em estado inicial.

Para solucionar essa dúvida, presente na astronomia há anos, cientistas da Universidade Harvard e da Black Hole Initiative estão liderando a missão Legacy Survey of Space and Time (LSST) e devem realizar novas observações pelo telescópio do Observatório Vera C. Rubin, ainda em construção no Chile, cuja entrega está prevista para 2022, mas um artigo sobre a empreitada já foi aceito pelo The Astrophysical Journal. Segundo o texto, o equipamento analisará o Sistema Solar repetidamente, gerando uma base de dados nunca vista.

Planeta ou buraco negro?

Fonte:  El País/Reprodução 

Com isso, os pesquisadores poderão identificar as explosões de acréscimo, um tipo de rastro em forma de luz que toda matéria deixa quando está se aproximando de um buraco negro. O grupo estudará explosões próximas à nuvem de Oort, região extrema do Sistema Solar, cheia de objetos transnetunianos e que pode ser considerada uma espécie de "berçário" de cometas.

"Os pequenos corpos que se aproximam de um buraco negro derretem como resultado do aquecimento do acúmulo de gás do meio interestelar dele", explicou um dos autores da pesquisa Amir Siraj, aluno de Astronomia em Harvard.

Caso o estudo comprove a existência de um nono planeta no Sistema Solar, novas questões surgirão. "Encontrar o Planeta Nove é como descobrir um primo morando no galpão atrás de sua casa e que você nunca conheceu", disse Loeb. "Isso imediatamente levantaria questões como: por que ele está lá? Como conseguiu suas propriedades? Isso moldou a história do Sistema Solar? Há mais coisas como ele?".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.