Vacilo: fotos com a câmera do Quantum GO foram tiradas de banco de imagem

2 min de leitura
Imagem de: Vacilo: fotos com a câmera do Quantum GO foram tiradas de banco de imagem

Ontem (2), em meio ao anúncio dos novos aparelhos da Sony, um smartphone brasileiro chamou atenção dos consumidores. O Quantum Go é um dispositivo fabricado pela empresa Quantum, uma aposta da Positivo Informática, mas que é considerada uma unidade de negócios independente da conhecida marca nacional.

Embora o aparelho possua um hardware bem interessante e preço atraente, foi outro detalhe que motivou a criação desta matéria: a denúncia de que a Quantum estaria usando imagens de banco de dados para divulgar as qualidades da câmera do seu smartphone. A informação foi compartilhada por nossos leitores no campo dos comentários da matéria em que falamos sobre o Quantum Go.

Investigando

Recebemos as informações dos nossos leitores e também fomos investigar esse caso. No site de divulgação do Quantum Go, a imagem abaixo era exibida contendo fotos que supostamente teriam sido capturadas com o smartphone – imagem compartilhada pelo leitor Mike Martins.

Site da Quantum antes de ser atualizado (imagem compartilhada pelo leitor Mike Martins).

Porém, ao pesquisarmos as duas imagens da esquerda através do mecanismo de busca da Google, encontramos essas duas fotos em diversos sites de Wallpapers, disponíveis em alta resolução.

A primeira foto foi encontrada no site All For Desktop.

A segunda foto foi encontrada no site hdwpics.

O que a Quantum diz?

Entramos em contato com os responsáveis pela empresa fabricante do Quantum Go para saber o que eles têm a dizer sobre esse caso. De acordo com o porta-voz da Quantum, tudo isso não passou de um erro de desenvolvimento da página de divulgação do aparelho.

Segundo ele, as fotos corretas e que foram realmente capturadas com o Quantum Go foram enviadas para os administradores do site, mas a página não foi atualizada com as imagens certas. Por conta disso, os exemplos mostrados na divulgação realmente pertenciam a bancos de imagem públicos.

Agora o site está atualizado com novos imagens.

Agora, parece que a situação foi resolvida. A página foi atualizada com novas fotos, imagens que não encontramos em outro lugar que não seja o site da Quantum. Apesar de o erro ter sido corrigido, um problema ainda permanece: imagens daquele tamanho e que não podem ser maximizadas não são muito competentes para enaltecer a qualidade da câmera do Quantum Go. Provavelmente só descobriremos se os sensores do aparelho são realmente bons em nossa análise.

Empresa usa fotos de banco de imagens para divulgar a qualidade da câmera de aparelho. O que você tem a dizer sobre isso? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.