Microsoft Build 2014: resumo da conferência [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Microsoft Build 2014: resumo da conferência [vídeo]

A Microsoft realizou na tarde de ontem (2) a sua conferência principal durante a Build 2014, evento anual promovido pela empresa com foco em desenvolvedores.

Como não poderia ser diferente, a Microsoft trouxe diversas novidades, tanto para Windows Phone quanto para o sistema operacional Windows 8. Vamos começar pelo Windows Phone 8.1.

Windows Phone 8.1

O Windows Phone 8.1 deverá ser disponibilizado no final de abril ou no início de maio. O SO mobile ganhou o recurso Cortana, um assistente pessoal de voz nos moldes do Siri. Além disso, o sistema terá ainda uma central de notificações e telas de bloqueio personalizáveis.

Para quem gosta do sistema Swype, o teclado no novo Windows Phone 8.1 dará suporte a essa tecnologia, graças ao recurso shape writing.

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Windows 8.1

A empresa mostrou imagens também de como vai funcionar uma versão futura do Windows 8.1. O Menu Iniciar está de volta e dentro dele será possível acessar conteúdos a partir de Live Tiles. Alguns aplicativos poderão até mesmo ser executados dentro de pequenas tiles.

A proposta da empresa é que as versões do SO para dispositivos mobile e para PCs falem a mesma língua, ou seja, possam rodar os mesmos aplicativos. Os apps de Windows poderão ser executados ainda no Xbox One.

Até à metade do ano, a Microsoft deve liberar também o SDK do Kinect 2 para Windows. O dispositivo terá suporte para captura de imagens em 1080p e poderá ser utilizado em cenários de realidade aumentada.

Por fim, para os fabricantes de dispositivos com telas menores do que 9 polegadas, o Windows Phone será gratuito, o que pode incentivar que mais empresas adotem o sistema.

Office

O Microsoft Office também ganhou um novo visual, melhor adaptado para telas touch. As primeiras imagens da nova versão do pacote de aplicativos, que ainda não tem data para chegar ao mercado, foram mostradas durante a conferência.

Novos modelos da linha Lumia

Além das novidades para os sistemas operacionais da empresa, a Nokia também aproveitou a oportunidade para revelar três novos modelos de smartphone. Os Lumias 930, 630 e 635. Todos eles chegarão ao mercado já com o Windows Phone 8.1.

(Fonte da imagem: Divulgação/Nokia)

O principal dos modelos é o Lumia 930. Ele conta com processador quad-core Snapdragon 800, 2 GB de RAM e tela OLED de 5 polegadas. O smartphone ainda não tem data para chegar ao mercado. Os outros dois modelos, o Lumia 630 e o Lumia 635, têm configurações intermediárias.

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, encerrou o evento respondendo a uma série de perguntas dos desenvolvedores. Para o futuro, a Microsoft deve mesmo focar seus esforços na integração entre os sistemas, tornando mais simples a vida dos desenvolvedores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.