Chip A9, do "iPhone 6S", já começou a ser fabricado pela Samsung nos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Chip A9, do "iPhone 6S", já começou a ser fabricado pela Samsung nos EUA
Imagem: GeekVox

De acordo com um periódico coreano, a Samsung já começou a produzir o chip A9, o processador que deve ser o coração do “iPhone 6S” da Apple. A fabricação do componente está sendo feita em Austin, nos EUA, mas deve começar em breve na cidade de Giheung, na Coreia do Sul. Já havia rumores de que a Maçã estaria novamente fazendo negócios com a Samsung, mas essa seria a primeira confirmação mais concreta.

Acredita-se que a produção do chip sendo iniciada primeiro nos EUA é algum tipo de estratégia da Apple, mas não se sabe qual seria ou para que finalidade. Apesar disso, pode ser que a Maçã queria inspecionar a produção das primeiras unidades mais de perto por alguma razão.

Fora a coreana, a Apple deve encomendar esses chips também da TSMC, mas a produção em massa nessa outra empresa deve começar apenas na primeira metade de 2015, sendo então a Samsung a principal fornecedora.

Detalhes preliminares do processador

O chip em si estaria sendo feito no modelo 14 nm FinFET. Com essa magnitude de miniaturização, ele conseguiria oferecer um aumento de 20% na performance e uma redução de 35% no consumo de energia quando comparado ao atual Apple A8, feio em 20 nm.

O iPhone 6S continua sendo um grande mistério, uma vez que ainda faltam muitos meses para que ele seja lançado, mas já falam na rede que o smartphone terá uma grande atualização na câmera, que permanece a mesma há algumas gerações. Fala-se na possibilidade de haver uma objetiva dupla para que seja possível capturar imagens tão boas quanto as produzidas por câmeras DSLR. Essas informações, entretanto, não passam de rumores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.