10 animes recentes que todo o otaku de verdade precisa ver

11 min de leitura
Imagem de: 10 animes recentes que todo o otaku de verdade precisa ver

Bem-vindos novamente à nossa seção do TecMundo dedicada especialmente para os otakus, caros leitores. Chegou a hora de, mais uma vez, trazer nossas dicas sobre o melhor do mundo nipônico na forma de uma lista de sugestões.

Diferente da última vez, no entanto, nosso foco não são os filmes, mas as melhores séries de animes. De fato, seremos ainda mais específicos, trazendo apenas os melhores animes lançados desde 2010 – afinal, para muitos novatos no mundo otaku, pode ser difícil começar a se aventurar com uma animação antiga.

Antes de começarmos, vale apenas um pequeno disclaimer: esta lista tem como objetivo trazer animes aclamados pela crítica, mas que não necessariamente são extremamente conhecidos. Logo, títulos óbvios como as mais novas temporadas de Naruto, One Piece e Gintama, ou mesmo outros enormes sucessos que já estão há muitos anos por aí, ficam de fora.

Dados os devidos avisos, é só seguir em frente na lista:

1- Attack on Titan

Status: em andamento

Nº de episódios: 25 (1 temporada)

Para começar nossa lista, simplesmente não podemos deixar de lado um dos animes mais elogiados nos últimos anos. Cheio de muitos massacres e combates violentos, a série ganhou a atenção do público já de início por sua proposta única: humanos comuns devem se armar para proteger a última cidade restante de gigantes humanoides quase imortais.

E o que há nessa história que o coloca nessa lista? Os motivos são tantos que chegamos a fazer uma matéria dedicada apenas a Attack on Titan. Logo, por que não aproveita para clicar aqui e saber em detalhes sobre esse anime com personagens incrivelmente realistas, combates surreais, reviravoltas inesperadas e uma trama cheia de muito mistério? Você não vai se arrepender.

2- Bakuman

Prepare-se para ver muito de Mashiro (à frente) desenhando e de Takagi (ao fundo) dando seu melhor para criar novas histórias.

Status: completo

Nº de episódios: 75 (3 temporadas)

Se você já se perguntou como é a vida de um artista dedicado à criação de mangás, Bakuman certamente vai chamar sua atenção. A trama do anime gira em torno de Mashiro Moritaka, um jovem estudante que, junto de seu colega de classe Takagi Akito embarca na jornada de se tornar o maior mangaká de todos – tudo para que ele possa conquistar o coração de sua amada, a aspirante a dubladora Azuki Miho.

Com roteiro de Tsugumi Ohba e desenho de Takeshi Obata (os famosos criadores de Death Note), Bakuman cativa facilmente por seus personagens extremamente interessantes, bem como sua trama que sempre consegue deixar você na ponta dos dedos até o último segundo. Mas acima de tudo, a série impressiona pelos mangás incríveis criados pelos mangakás que eles “enfrentam”, que vão fazer você querer ler cada uma das aventuras mostradas no anime.

Novamente, não podemos deixar de lado o fato de que Bakuman é praticamente uma aula sobre o mundo dos desenhistas de mangá. Tudo ali é explicado em detalhes, dos tipos de materiais usados para criar uma página a todo o processo de conseguir publicar uma história em uma revista, bem como os desafios de lidar com grandes empresas do gênero.

Como se não fosse suficiente, Bakuman também é uma homenagem (e uma sátira) a quase todos os maiores símbolos do mercado de mangás e animes contemporâneo. Além das menções constantes a clássicos como Ashita no Joe ou sucessos como One Piece e Naruto, vários dos outros mangakás mostrados na história são baseados em artistas reais; que o diga o personagem Kazuya Hiramaru, que assim como o artista Yoshihiro Togashi faz de tudo para evitar trabalhar – e ainda se casou com outra desenhista famosa.

3- Charlotte

Um garoto capaz de se teleportar (mas que não consegue desacelerar ao fazê-lo), um jovem capaz de tomar o controle de outras pessoas (por apenas cinco segundos), uma garota capaz de ficar invisível (apenas para uma pessoa por vez) e uma idol capaz de incorporar espíritos (mas só o de sua irmã). Isso que é uma equipe de pessoas com "super" poderes...

Status: completo

Nº de episódios: 13

E se, durante um dia de aula normal no colégio, você descobrisse que tem superpoderes? Esse foi o caso de Otosaka Yuu, um garoto que percebe ser capaz de “possuir” a mente de outra pessoa, controlando-a por cinco segundos. Infelizmente, sua alegria dura pouco, pois ele é “capturado” por outros estudantes com poderes semelhantes e se vê obrigado a ajudá-los.

Assim, Yuu une-se ao conselho estudantil de sua nova escola – formada apenas por outros jovens com super poderes. Vira tarefa dele, por sua vez, ajudar a encontrar outros com habilidades como as deles e trazê-los à segurança, para que não acabem por se tornar alvo de pessoas que desejam se aproveitar de seus dons.

Tudo isso, no entanto, é só parte da trama que forma Charlotte: com o avançar da trama, mais mistérios surgem para mudar o destino daqueles com poderes especiais. Que segredos seriam esses? Você vai ter que ver para descobrir.

4- Hunter x Hunter (2011)

Poucos animes conseguem trazer uma quantidade tão grande de personagens e fazer cada um deles inesquecíveis

Status: em andamento

Nº de episódios: 148 (6 temporadas)

O maior de todos os animes na lista não está aqui à toa. Conhecido por seu universo incrivelmente denso, Hunter x Hunter conta a história de Gon Freecss, um garoto de apenas 12 anos que parte em uma jornada pelo mundo em busca de seu pai. Para conseguir isso, o jovem decide se tornar um “Hunter” (“caçador”, em português), a mais alta casta entre as pessoas daquele mundo, saindo então em caça do homem que o abandonou.

Como você já deve imaginar por essa curta sinopse, os Hunters são o principal foco da aventura, bem como o ponto mais interessante daquele universo: controlando um poder especial chamado “Nen” (o equivalente ao Ki/Chakra/Cosmo do anime), eles são capazes de utilizar poderes realmente únicos. Como resultado a série está sempre trazendo combates interessantes e inteligentes, que vão muito além de uma descerebrada troca de golpes.

Vale notar que a série já possuía um anime lançado muitos anos antes. Visto que a qualidade de arte e animação eram bastante inferiores ao esperado para um título tão grande, contudo, Hunter x Hunter veio a ganhar um “reboot” nas TVs em 2011 – dessa vez, é claro, com a qualidade esperada pelos fãs –, que compreende a história dos mangás até o arco mais recente.

5- Kill la Kill

Apesar da trama curiosa, Kill la Kill sabe abusar de estilo (ou bizarrice, você escolhe) em seus personagens e suas roupas.

Status: completo

Nº de episódios: 25

Fã de garotas com uniformes de colegial apertados e batalhas épicas que são apenas mais uma parte do dia a dia escolar? Então certamente Kill la Kill é para você.

Quanto a trama desse anime? Bem, vamos resumir: em uma escola-cidade vivendo sob regime militar, a jovem delinquente Matsui Ryuuko embarca em uma jornada para derrotar a representante do conselho estudantil e vingar a morte de seu pai, armada de uma espada com forma de meia tesoura. Mas, diante de um “exército” de alunos com uniformes feitos de fibras que dão superpoderes para quem o veste, nossa protagonista é forçada a usar o uniforme escolar lendário, tendo assim a chance de derrotar todos que se colocam em seu caminho.

Parece uma história um tanto descerebrada? E é, de fato (ou ao menos é o que parece, de início). Mas a trama raramente é o foco em Kill la Kill, pois o que importa a cada episódio é ver combates rápidos e estilosos acontecendo. E acredite: quando você pensar que não tem como as coisas ficarem mais absurdas a cada episódio, você provavelmente vai ver que estava redondamente enganado logo depois.

É claro que o excesso de fan service (e com isso leia-se “níveis absurdos de nudez estrategicamente escondida por objetos na tela”) pode fazer muitos torcerem o nariz para esse anime. Mas o fato é que, no fim das contas, Kill la Kill se mostra muito mais do que isso, com uma história bastante interessante pontuada por muitos combates de uma qualidade sem igual.

6- Magi

Status: em andamento

Nº de episódios: 50 (2 temporadas)

A primeira vista, Magi pode parecer uma proposta bastante simples. Com uma temática baseada nos Contos de Mil e Uma Noites, Magi traz a histórias de três jovens e suas aventuras em buscas das dungeons – templos misteriosos espalhados pelo mundo onde escondem-se artefatos que abrigam o poder dos mitológicos Djinns dentro de si.

Basta começar a ver o anime para que fique claro que ele é praticamente impecável, contudo. Além trazer uma ótima arte e animação, Magi também impressiona por contar com muitos elementos políticos que se encaixam muito bem à trama sem tirar a leveza de toda a aventura.

Dados os devidos elogios, é preciso dizer que Magi não sai por completo dos moldes dos animes shonen clássicos. Mesmo assim, ele consegue se diferenciar o suficiente para agradar quem está em busca de um shonen que traga algo de novo, sem precisar sair demais da zona de conforto.

7- One-Punch Man

Quem vê One-Punch Man pela primeira vez dificilmente imagina que o cara realmente perigoso nessa imagem é o careca com luvas de lavar louça e um pijama amarelo de uniforme

Status: em andamento

Nº de episódios: 12 (1 temporada)

Outro anime que simplesmente dispensa apresentações é One-Punch Man. Assim como no caso de Attack on Titan, a história do super herói capaz de vencer qualquer inimigo com um único golpe foi um sucesso tão grande que acabou merecendo um artigo dedicado por completo a ele aqui no TecMundo, que você pode conferir clicando aqui.

8- Psycho-Pass

Personagens estilosos, armas futuristas, uma trama densa... De que mais você precisa?

Status: completo

Nº de episódios: 22

Psycho-Pass é o anime perfeito para quem estiver em busca de uma história de ficção científica mais séria. No maior clima de Minority Report, a série se passa em um futuro distópico em que as pessoas não são consideradas como inocentes até que se prove o contrário; no lugar disso, todos têm seu estado mental constantemente analisado, e pessoas são punidas simplesmente quando categorizadas como um criminoso em potencial.

A história, por sua vez, tem como foco os “Executores”, um grupo de pessoas cuja punição por seu estado mental é ajudar a eliminar todos aqueles que forem definidos como irrecuperáveis pelo sistema. Em meio a tudo isso, uma executora chamada Akane Tsunemori luta para mudar o sistema, visto que, para ela, ninguém está além da recuperação.

Não é nem preciso dizer, com isso, que Psycho-Pass é um anime dos mais pesados, com um foco muito maior na análise da psique humana e dos conceitos de bem e mal. Se para você animes devem ser mais do que simples histórias cheias de pancadaria, essa é certamente uma ótima escolha.

9- Puella Magi Madoka Magica

Só porque elas têm uniformes bonitinhos não quer dizer que esse seja apenas mais um anime de garotas mágicas

Status: completo

Nº de episódios: 12

Vendo a imagem acima, muitos podem estar pensando que essa é apenas mais uma história de garotas mágicas que ajudam a salvar o mundo com seus poderes bonitinhos. Nesse caso, você não poderia estar mais enganado: Puella Magi Madoka Magica traz uma abordagem muito mais sombria (ou mesmo aterrorizante) para esse gênero, mostrando que ganhar poderes e salvar o mundo do mau pode não ser bem o “mar de rosas” que sempre pensamos.

O mais interessante de tudo é que isso não é apresentado de maneira direta, mas de forma sutil, crescendo lentamente através dos episódios. Assim, de início, você realmente vai pensar que esse se trata do mais bonitinho anime de garota mágica já visto... Mas é só [Spoilers] uma de nossas heroínas ter a cabeça devorada por uma bruxa com cara de bichinho de pelúcia [Fim dos Spoilers] e você vai mudar de ideia.

Embora Madoka Magica não deixe a desejar com relação às suas batalhas, é bom avisar que o anime é especialmente impressionante por sua trama – ou melhor, pelo enorme mistério que gira em torno de nossa protagonista e das próprias garotas mágicas. Não vamos revelar mais nada aqui, é claro, mas deixamos avisado: se você gosta de histórias cheias de reviravoltas e com um tom bastante obscuro, Puella Magi Madoka Magica é seu anime.

10- Sword Art Online

Após viverem vários meses dentro do mundo virtual de Aincrad, o casal Kirito e Asuna se torna inseparável, bem como todos os seus outros aliados - dentro e fora do jogo.

Status: em andamento

Nº de episódios: 49 (2 temporadas)

Para muitos, a ideia de entrar em um MMORPG de realidade virtual com imersão total pode parecer o ápice a ser alcançado dos games. No caso daqueles a se aventurarem no mundo de Sword Art Online, porém, isso é um verdadeiro pesadelo.

O motivo? Por culpa de uma armadilha feita pelo criador do game, a mente de todos os jogadores desse universo digital está presa dentro do título até que o chefe final daquele mundo seja derrotado, e morrer resulta em ter seu cérebro literalmente “derretido” pelo capacete que os coloca no jogo.

A aventura, por sua vez, foca em torno de Kirito, um gamer famoso dentro do universo de Sword Art Online por suas habilidades e considerado por muito como um dos jogadores mais fortes. Assim, além de encontrar-se frequentemente com eventos curiosos daquele mundo, nosso protagonista está sempre entrando em batalhas impressionantes, que vão fazer você também querer entrar naquele mundo – o que pode se tornar possível em um futuro não muito distante.

Enquanto toda a pancadaria é motivo mais do que suficiente para a maioria das pessoas, SAO também se destaca por trazer um questionamento importante: se os perigos do mundo virtual fossem reais, você teria coragem de se arriscar para sair de lá? E você tentaria ajudar os outros ou pensaria apenas em si mesmo? São perguntas simples, mas que dão um tom interessante para a proposta do anime.

.....

Gostou da lista? Pois saiba que esse é só o começo. Além de nossa lista dedicada a filmes de anime, também teremos em breve mais algumas sugestões para fãs de animes – da próxima vez, porém, focando em algumas histórias mais antigas para quem entrou no universo otaku apenas recentemente. É só aguardar.

Por fim, deixamos a pergunta: que outros animes você acha que não podem faltar no repertório de um otaku? Dê suas sugestões nos comentários ou através de nosso fórum clicando logo abaixo.

Quais animes, na sua opinião, são obrigatórios de ver para qualquer otaku de verdade? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.