Linha Zen de chips x86 da AMD só deve sair em 2016, diz CEO

1 min de leitura
Imagem de: Linha Zen de chips x86 da AMD só deve sair em 2016, diz CEO

A arquitetura de alto desempenho Zen, que será adotada pela AMD em processadores x86, ainda vai demorar um pouco para virar realidade. Em entrevista ao Kitguru, Lisa Su, nova CEO da fabricante, comentou sobre a atualização da tecnologia com uma perspectiva "para os próximos anos".

"Nosso catálogo de produtos em x86 já tem vários anos de idade, então certamente queremos uma atualização para o próximo par de anos", comentou a CEO durante uma conferência com analistas e investidores. Além de garantir uma estimativa para a arquitetura Zen, foi surpreendente que Su admitiu que a tecnologia atual da companhia está datada.

"Enquanto olhamos para oportunidades em servidores, particularmente servidores densos, há uma oportunidade tanto para ARM quanto para x86, então estamos indo atrás de novos mercados contra alguns dos negócios mais tradicionais", confirmou a executiva.

Por enquanto, os detalhes sobre a arquitetura Zen são escassos. O salto em desempenho já está praticamente confirmado, embora ainda não seja possível falar em números. Ao menos uma das especulações é vista com bons olhos pelos fãs: o responsável pela equipe de desenvolvimento é Jim Keller, que também já foi funcionário da Apple e trabalhou na construção de alguns sucessos da área de chips, como o Athlon 64 e o Opteron (K8).

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.