Review: smartphone Alcatel Pixi 4 [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Review: smartphone Alcatel Pixi 4 [vídeo]

Não há mais dúvidas quanto à tendência de crescimento na tela dos smartphones. Embora algumas empresas já demonstrem querer andar no caminho inverso – como a Apple, com o lançamento do iPhone SE –, ainda é grande o número de empresas que apostam em displays avantajados para conquistar os consumidores com a promessa de mais imersão e entretenimento. Desta vez, a Alcatel leva esse conceito ao extremo e lança um smartphone com tela de 6 polegadas.

Levando em conta os modelos disponíveis no mercado, é raro encontrarmos um dispositivo que se arrisque em avançar entre a linha tênue existente entre um smartphone e um tablet. Enquanto a maioria das fabricantes aposta em medidas que chegam a no máximo 5,5 polegadas, o Pixi 4 da Alcatel tem 6 polegadas de dimensão.

O TecMundo vem testando esse smartphone há alguns dias e até preparou um superconteúdo de apresentação. Mas agora chegou a hora de conferirmos se vale a pena apostar nesse dispositivo. Será que o Pixi 4 de 6 polegadas é uma boa aposta para os consumidores? Confira a seguir.

O Alcatel Pixi 4 de 6 polegadas foi gentilmente cedido por empréstimo para a realização desta análise.

Alcatel Pixi 4 de 6 polegadas

Especificações técnicas

  • Sistema operacional: Android 5.1 (Lollipop)
  • Tela: 6 polegadas
  • Resolução de tela: 960x540 pixels (qHD)
  • Densidade de pixels: 184 ppi
  • Chipset: MediaTek MT8321
  • CPU: Quad-core de 1,3 GHz
  • Armazenamento interno: 8 GB
  • Armazenamento externo: cartão micro SD de até 32 GB
  • Câmera traseira: 13 megapixels
  • Câmera frontal: 8 megapixels
  • Bateria: 2.600 mAh
  • Dimensões: 165 mm (altura) x 87 mm (largura)
  • Espessura: 7,9 mm
  • Peso: 170 g
  • Preço de lançamento: R$ 899

Design

Para acomodar a gigantesca tela de 6 polegadas, a Alcatel precisou apostar em uma construção igualmente grande e bastante robusta. O visual é bem simples e traz uma carcaça plástica com acabamento fosco muito atraente.

Embora seja grandalhão, não é tão desconfortável segurar o Pixi 4 e utilizá-lo durante um longo período de tempo. Para facilitar a vida daqueles que pretendem usar o aparelho com apenas uma mão – uma tarefa verdadeiramente desafiadora –, a Alcatel oferece um modo de tela reduzida que pode ser ativado segurando por alguns segundos o botão voltar ou multitarefa.

Alcatel Pixi 4 de 6 polegadas

Na parte da frente do Pixi 4 de 6 polegadas, encontramos uma das grandes novidades desse modelo: um flash frontal que fica logo ao lado do alto-falante para ligações. Na base, botões capacitivos completam o design, revelando a simplicidade com que a Alcatel concebeu esse smartphone. Na traseira, além dos logotipos, estão o flash e o sensor, que fica ligeiramente saltado em relação ao restante do corpo.

Para facilitar a vida daqueles que pretendem usar o aparelho com apenas uma mão, a Alcatel oferece um modo de tela reduzida

A borda lateral direita acomoda os botões – volume e ligar/desligar –, além da gaveta para o cartão micro SD. Na outra extremidade, o espaço para os dois cartões SIM está presente e fica escondido em um mecanismo que não segue a tendência tradicional da gaveta de chips. O sistema é muito semelhante ao que encontramos em aparelhos da Sony, o que transmite certa fragilidade ao mecanismo.

Tela

O display definitivamente é o maior destaque do Pixi 4 de 6 polegadas. A tela grande é uma vantagem para aqueles que querem curtir vídeos, jogos e ler nesse smartphone. Porém, não dá para esperar muita qualidade, por causa da baixa resolução.

Alcatel Pixi 4 de 6 polegadas

Até mesmo aparelhos na mesma faixa de preço apresentam imagens bem mais nítidas, coloridas e de melhor qualidade. A tela também é bastante reflexiva, e o baixo índice de brilho não contribui para uma boa visualização.

Interface

O Pixi 4 traz uma versão customizada do sistema operacional da Google, mas que não oferece muitas modificações em relação ao Android puro. O sistema roda com bastante fluidez, apresentando engasgos ocasionais apenas quando muitos apps estão abertos.

Desempenho

O Alcatel Pixi 4 vem equipado com um processador da MediaTek bastante eficiente. O smartphone é capaz de executar vários jogos com qualidade, mas sofre um pouco ao rodar títulos muito pesados. Embora possua apenas 1 GB de memória RAM, o Pixi 4 consegue lidar bem com tarefas simultâneas.

No geral, o smartphone parece apresentar um hardware um pouco ultrapassado, mas tem desempenho condizente com a proposta da Alcatel. Ele ainda vem acompanhado de um cartão micro SD de 16 GB, que, somados aos 8 GB oferecidos como memória interna, totalizam 24 GB para guardar arquivos.

Benchmarks

AnTuTu Benchmark v6.1.4

Vellamo Mobile Benchmark (Browser)

Vellamo Mobile Benchmark (Metal)

Câmera

O Pixi 4 possui câmeras medianas capazes de registrar fotos de qualidade quando há boas condições de iluminação. Em fotos noturnas, as imagens ficam bastante granuladas e não agradam muito.

O sensor traseiro acompanha um flash LED, além de um software com vários modos de captura. Já a câmera frontal tem como destaque o flash, o que garante boas selfies até mesmo em ambientes com pouca luz.

Bateria

Em nossos testes, a bateria do Pixi 4 conseguiu aguentar cerca de um dia inteiro de uso moderado. No teste de estresse, ele aguentou pouco menos de 6 horas, uma marca condizente com o que é proposto pela Alcatel.

Áudio

O Pixi 4 não surpreende muito por causa de sua potência sonora, mas oferece um áudio limpo e equilibrado. O smartphone ainda vem acompanhado de fones de ouvido simples, que pecam por não serem muito confortáveis.

Alcatel Pixi 4 de 6 polegadas

Vale a pena?

A proposta da Alcatel com o Pixi 4 é bastante clara: oferecer a maior tela dentro da categoria de smartphones intermediários. Levando em conta o preço, podemos dizer que esse aparelho oferece um bom custo-benefício para quem busca o primeiro smartphone e preza por um display avantajado.

Porém, se você é um usuário um pouco mais exigente, é provável que vá se incomodar com a baixa resolução da tela e o hardware um pouco desatualizado. Nesse caso, o melhor mesmo é procurar outra opção de aparelho intermediário.

Na sua opinião, qual é o limite de tamanho para a tela de um smartphone? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.