Mesmo que nossa orientação natural de visão seja horizontal, no formato conhecido como “paisagem”, há pessoas que usam a câmera do celular ou tablet para fazer filmagens na vertical. Uns alegam que é mais prático, por cansar menos o braço na hora de uma gravação um pouco mais longa, outros dizem que assim há menos risco do aparelho cair por acidente, enquanto há quem admita ser por pura e simples preguiça.

Essas pessoas já podem comemorar, ou pelo menos parte delas. O aplicativo do YouTube para aparelhos Android acaba de receber uma atualização que permite a exibição de vídeos verticais em toda a tela. Assim, somem as barras pretas nas laterais da imagem e não há mais necessidade de se colocar o dispositivo em tela cheia, o que antes só resultava em um aumento praticamente insignificante do tamanho do vídeo.

A atualização que traz esse novo modo é a versão 10.28.59 do app, e deve chegar aos poucos a todos os dispositivos Android compatíveis. Até o momento, não há informações de que a atualização com essa nova função chegará também para os usuários de iOS.

A imagem acima compara como os vídeos verticais ficavam antes e agora - Imagem: YouTube/Th3Drunk3nGod

Cupons de desconto TecMundo: