Como achar qualquer vídeo no YouTube mais rápido!

4 min de leitura
Imagem de: Como achar qualquer vídeo no YouTube mais rápido!

Procure vídeos no YouTube com mais facilidade

Fonte da imagem: YouTube

O YouTube trouxe mudanças significativas na maneira de interagirmos com a internet. A popularidade do site cresceu muito desde o primeiro vídeo enviado para o YouTube, em abril de 2005, chegando a receber cerca de dois bilhões de visualizações por dia em 2010. Para ter uma ideia da fama do site, essa marca de audiência é maior do que a soma da audiência das três principais emissoras de TV dos Estados Unidos.

A cada segundo, dez novos vídeos são enviados para o YouTube. São pessoas, organizações e empresas do mundo todo, anônimos e famosos, divulgando ideias, produtos e momentos de suas vidas ou do cotidiano de diversas cidades ao redor do globo.

Às vezes é difícil encontrar o vídeo certo no meio de tanto conteúdo, mesmo por meio do campo de buscas do site. E já que a Google comprou o YouTube em 2006, é de se esperar que o serviço de vídeos online guarde alguns truques para a realização dessas buscas, certo?

Encontre o vídeo certo!

Opções de pesquisa

Antes de qualquer coisa, você já deve ter percebido o item “Opções de pesquisa”, que aparece acima do resultado de uma busca. Ao clicar nele, o usuário tem acesso a uma lista de filtros que podem ser usados para refinar a pesquisa. É possível, por exemplo, ordenar os vídeos do resultado por relevância, data de envio, número de exibições e avaliação.

Além disso, você pode filtrar o resultado de acordo com a categoria em que os vídeos se encontram, o tempo de duração e características da filmagem ou dos recursos disponibilizados por quem enviou o vídeo, como a possibilidade assistir ao vídeo com legendas ou em alta definição (HD).

Outra opção importante está na primeira coluna, “Tipo de resultado”. Nela é possível delimitar a busca apenas a vídeos, canais ou listas de reprodução.  Ao pesquisar vídeos de um site ou outro provedor de conteúdo, é sempre aconselhável acessar a página do canal oficial do site, pois assim você terá a certeza de estar procurando pelo vídeo original, sem dublagens falsas e outras modificações, além de ter a facilidade de poder realizar uma busca dentro do canal especificado:

Página do canal oficial do Baixaki

Existem também alguns operadores de buscas, similares aos utilizados no Google, que podem ajudar a melhorar o resultado de sua pesquisa.

Busca exata

Ao pesquisar por uma frase ou expressão no YouTube, o site poderá interpretar independentemente as palavras que compõem essa frase, retornando vídeos que pouco têm a ver com a busca realizada. Mas se você digitar a frase entre aspas, forçará o YouTube a buscar pela frase exata, com as palavras na mesma ordem em que você as estabeleceu.

Quer um exemplo? Busque no Youtube pela expressão “navegar na internet”, sem o uso de aspas. Se você prestar atenção, perceberá que entre os resultados o YouTube também inseriu as expressões “navegar pela internet”, “navegar em internet”, “navegando anônimo na internet” etc.

Utilize as aspas para pesquisar pela expressão exata.

Mas se você delimitar a expressão com aspas verá que o mecanismo de busca procura pela frase exata, com as palavras na mesma ordem em que foram definidas por você. Se sem usar as aspas encontramos 3,1 mil resultados, ao delimitar a pesquisa o número abaixa para 165, tornando bem mais fácil encontrar o vídeo que você procura.

Porém, temos aí mais uma condição que pode ser filtrada: a busca do YouTube não se limita apenas ao título, mas também à descrição dos vídeos. E com isso chegamos ao nosso segundo operador de buscas avançadas!

Considere apenas o título

Existe uma maneira de forçar o mecanismo de busca a considerar uma palavra-chave ou uma expressão apenas se ela aparecer no título do vídeo. Para isso, basta usar os operadores “intitle” ou “allintitle”. Sendo assim, para tornar a pesquisa do exemplo anterior mais relevante, poderíamos usar como busca a expressão “navegar intitle:internet”. Ou, para que o resultado seja ainda mais filtrado, “allintitle:navegar na internet”:

Use o operador allintitle para facilitar a pesquisa

Ao especificarmos a pesquisa com esse operador, reduzimos ainda mais os resultados: de 165 para apenas 40 itens como resultado. Com esse número poderíamos até procurar manualmente pelo vídeo desejado.

Excluir ou adicionar resultados

Operadores + e -

Caso uma das palavras-chave que você tenha digitado acabou excluída da pesquisa, você pode forçar o YouTube a considerá-la, adicionando o sinal de adição (“+”) antes dela. De maneira similar, você também pode remover alguns termos do resultado, evitando assim que o site retorne resultados irrelevantes para você.

No exemplo da imagem acima, por exemplo, pesquisamos por vídeos sobre a Copa do Mundo que contenham o termo Brasil ("+brasil"), mas não 2010 ("-2010").

...

Com essas dicas fica mais fácil encontrar qualquer vídeo no YouTube. Certamente existem outros operadores que podem ser usados nas pesquisas, mas infelizmente eles não estão documentados no site. Caso você conheça outros truques para facilitar a pesquisa de vídeos, não se esqueça de compartilhar com o pessoal na seção de comentários!

Também vale a pena lembrar que esses operadores podem ser usados em pesquisas no Google, portanto você também pode usar este guia para encontrar sites mais facilmente.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.