(Fonte da imagem: Reprodução/Google Think Insights)

O YouTube é o maior portal de vídeos da web e ali aparecem diariamente hora e mais horas de novos conteúdos sobre os mais variados assuntos.

Alguns dos assuntos que mais tem ganhado destaque entre as publicações nos últimos tempos são aqueles relacionados ao mundo dos video games.

Essa informação veio à tona em um estudo realizado pela Google e divulgado na página Think Insights da companhia. Nele, a gigante da web comprova a importância da plataforma online para os gamers e afirma que para 95% desse público, os vídeos publicados no YouTube se tornam a principal fonte de informações e entretenimento relacionado aos jogos eletrônicos.

Além disso, o tempo gasto em visualizações de vídeos sobre games dobrou de 2011 para 2012. O crescimento, segundo o estudo da Google, foi maior do que a média geral das visualizações feitos no YouTube a partir dos Estados Unidos. Em entrevista ao GamesBeat, o gerente de comunicações do YouTube Matt McLernon afirmou que ficou surpreso com a revelação dos números.

Ele ainda deu novas informações que confirma o peso dos games na plataforma online de transmissão de vídeos. “Mais da metade do pessoal no topo [da lista de entretenimento no YouTube] são de alguma forma de jogo”, garante McLernon.

Online, do celular e no fim de semana

O crescimento do uso do YouTube para obter informações sobre jogos marcou também o aumento do acesso ao portal por meio de plataformas portáteis. Em 2012, um a cada três gamers que viram algo no YouTube fizeram isso a partir de um smartphone ou tablet, quase o dobro do que se registrou em 2011.

Horas de maior acesso a conteúdos relacionados a jogos. (Fonte da imagem: Reprodução/Google Think Insights)

Um dado que já era suspeito é de que os acessos a este tipo de conteúdo se dá mais nos finais de semana. Sábado e domingo, conteúdos de games registram acessos em média 18% maiores do que durante a semana. Além disso, o horário em que tais vídeos mais bombam costuma ser entre às 17h e às 21h.

Entre junho e agosto, período de férias escolares, a visualização de vídeos relacionados a jogos eletrônicos no YouTube cresce em média 17% em relação a outros meses.

Inscritos ns canais: papel fundamental

Outro ponto levantado pelo estudo do Google é relacionado ao peso dos usuários do YouTube que se inscrevem nos canais de jogos. O crescimento de 2011 para 2012 foi de nada menos do que nove vezes mais jogadores que assinavam canais para acompanhar seus conteúdos favoritos.

Além disso, o tempo médio de visualização de inscritos é o dobro de não inscritos, outro detalhes que mostra a importância para os canais de games daqueles espectadores que se inscrevem para receber as novidades.

Tipo de vídeo: comunidade vs. oficial

O estudo da Google revela ainda que, depois de lançado, a maioria dos vídeos consumidos sobre ele são aqueles produzidos pela própria comunidade. Detonados, gameplays ou compilações de cenas, por exemplo, estão entre as mais acessadas, correspondendo a 47% dos acessos totais dos vídeos relacionados a games.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Think Insights)

Antes do lançamento, até por motivos óbvios, o conteúdo consumido é sempre oficial: trailers, vídeos de anúncio e de lançamento ou ainda demonstrações de jogababilidade, que são responsáveis por metade (50%) do total de acessos. Os 3% restantes dizem respeito a videoanálises dos games.

Análises, anúncios e demonstrações de jogabilidade são os três tipos de vídeo mais comentados pelos usuários. Enquanto que tutoriais, detonados e compilações criadas pelos próprios gamers são os três primeiros quando o assunto é o uso dos botões “Gostei” e “Não gostei” do YouTube.

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