Como acessar os vídeos secretos não listados no YouTube

1 min de leitura
Imagem de: Como acessar os vídeos secretos não listados no YouTube

O YouTube tem vídeos fora da busca – mas é fácil descobrir aonde eles foram parar. (Fonte da imagem: ZDNet)

O YouTube agora tem um novo formato de vídeos: os unlisted (não listados), que são uma versão alternativa de clipes privados. Eles podem ser visualizados apenas via compartilhamento (se você mandar o link para seus amigos clicar ou embuti-los em uma página, por exemplo), mas não aparecem como resultado de buscas no site e não podem ser encontrados a partir de palavras-chave ou outros métodos.

Os clipes presentes nesse espaço obscuro do YouTube não têm limite de acessos nem exigem que você esteja logado no site (como os “Privados”), mas são ainda mais escondidos, já que não estão indexados no sistema.

Desvendando o segredo

O ZDNet descobriu uma maneira “ninja” de ter acesso a esses vídeos de um jeito alternativo, utilizando algumas técnicas empregadas na própria pesquisa do Google para revelar todos os clipes produzidos como “não listados”.

E é bem mais fácil do que você pensa: basta digitar “site:youtube.com "This video is unlisted. Only those with the link can see it" -inurl:all_comments” (sem as aspas) na busca do Google. Desse modo, você restringe a pesquisa para o YouTube e filtra apenas clipes que mostrem a mensagem de indicação de vídeos não listados. Simples e engenhoso, não?

(Fonte da imagem: Reprodução / Google)

Há alguns falsos-positivos, mas é possível encontrar vários clipes propositadamente escondidos. A maioria dos vídeos revelados pela busca ninja não é de interesse geral da população, mas alguns resultados bastante interessantes e polêmicos apareceram nesse canto obscuro do YouTube, como um vídeo sobre os Illuminati, o casamento gay e a política do Egito.

Como esconder os meus vídeos?

(Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

O YouTube simplifica bastante a maneira de tirar seu vídeo do sistema de buscas do site. Após fazer o upload de um clipe para o sistema, você pode escolher no item de compartilhamento “Opções de Privacidade” se ele será público, privado ou não listado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.