YouTube: audiência mensal de 1 bilhão e vídeos 360° nas Smart TVs

2 min de leitura
Imagem de: YouTube: audiência mensal de 1 bilhão e vídeos 360° nas Smart TVs
Imagem: Pixabay/Gerd Altmann

O YouTube é um fenômeno e disso ninguém duvida. A plataforma de vídeos do Google não para de se renovar, criou uma nova profissão — a de youtuber — e amplia cada vez mais o seu alcance. Durante a I/O deste ano, a Gigante da Web esbanjou números para provar que tudo vai muitíssimo bem com um de seus principais produtos.

A primeira informação impressionante divulgada pelo Google trata da quantidade de gente que todos os meses vê vídeos pelo YouTube: ao todo, mais de 1 bilhão de pessoas acessam o YouTube mensalmente para ver pelo menos um vídeo. A empresa acredita que parte desta popularização vem da democratização da produção de conteúdo audiovisual que o site oferece, afinal estamos falando de uma plataforma aberta e acessível a todos.

Mais de 1 bilhão de pessoas veem vídeos no YouTube todos os meses

Além disso, o YouTube funciona de uma forma completamente distinta das mídias tradicionais que estão fora da internet. Enquanto no método convencional a televisão “fala sozinha”, a plataforma de vídeos da Google garante uma experiência muito mais interativa. “O YouTube é diferente da mídia tradicional [porque] não á uma transmissão de mão única, é uma conversa de via dupla”, comentou a presidente da plataforma Susan Wojcicki no palco da I/O.

E a festa dos números não para por aí. A executiva afirmou ainda que cerca de 1 bilhão de horas de vídeos são consumidos todos os dias. E outro dado interessante e significativo é que 60% de todos estes acessos são feitos a partir de dispositivos móveis

Fenômeno também na TV e vídeos em 360°

E se o YouTube já era um fenômeno no computador e no celular, este sucesso começa a alcançar também os televisores. A popularização das Smart TVs significou um boom também na forma de consumir conteúdo que tradicionalmente estava apenas na web. Assim, a Google revelou hoje que o tempo de visualização de vídeos na TV cresce 90% por ano.

Para se ter uma ideia do sucesso do YouTube na TV, o aplicativo da plataforma está instalado em 500 milhões de equipamentos que não são mobiles.  Assim, nada mais justo do que ampliar os recursos oferecidos pelo app nesta plataforma, então, as televisões com o YouTube também poderão reproduzir vídeos em 360°.

Super Chat começa a render

Anunciado em fevereiro deste ano, o Super Chat é o sistema do YouTube que permite aos espectadores de uma transmissão pagar para terem seus comentários exibidos com mais destaque. Apesar de parecer meio inusitada, esta função já ajudou a organização Animal Adventure Home a arrecadar “dezenas de milhares de dólares” em uma live com uma girafa grávida durante o mês de março, informou o Google.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.